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X/LUMA Puerto Rico
Um grande apagão deixou grande parte de Porto Rico sem energia elétrica nesta terça-feira (31), véspera de Ano Novo. Segundo a principal empresa que opera a rede de energia no país, Luma Energy, a restauração do serviço pode levar até dois dias.
O apagão em toda a ilha começou às 5h30 (horário local), informou a companhia em um comunicado nas redes sociais.
Segundo a Luma Energy, as investigações preliminares indicam que o problema foi causado por uma falha em um cabo subterrâneo – embora a situação ainda esteja sob análise. “Já iniciamos o processo de restauração para alguns clientes, e o processo completo levará de 24 a 48 horas”, afirmou.
Em um aviso separado, a companhia destacou que o incidente deixou cerca de 1,5 milhão de clientes sem serviço.
O apagão ocorre em um momento em que a ilha caribenha está entrando em sua alta temporada de turistas vindos dos Estados Unidos, que enfrentam o inverno.
Na manhã de terça-feira, edifícios estavam às escuras e os cruzamentos de trânsito sem semáforos, com apenas os faróis dos veículos iluminando as ruas.
Em uma publicação nas redes sociais, o governador de Porto Rico, Pedro Pierluisi, afirmou que as autoridades estão em contato com a Luma e outros responsáveis para lidar com o grande apagão que afeta grande parte da ilha na véspera de Ano-Novo.
“Estamos exigindo respostas”, declarou ele, pedindo que a população seja informada sobre as medidas tomadas para restaurar o serviço em toda a ilha.
A Luma informou que fornecerá atualizações regulares sobre o processo de restauração por meio das redes sociais.
Porto Rico, um arquipélago de língua espanhola sob controle dos Estados Unidos desde 1898, enfrenta problemas crônicos de infraestrutura, agravados pelo devastador furacão Maria, em 2017.
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