CNBC

CNBCRepresentante de Trump desmente Casa Branca e muda prazo para compra de soja pela China

Notícias do Brasil

Lula pede para Trump prender dono da Refit em Miami

Publicado 09/12/2025 • 12:39 | Atualizado há 5 horas

KEY POINTS

  • O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta terça-feira (9) que manteve uma ligação com Donald Trump e que apontou Ricardo Magro, do grupo Grupo Refit, que reside em Miami, como um dos maiores devedores do Brasil.
  • Lula defendeu que a União assuma um papel mais forte na coordenação da segurança pública e que a aprovação da PEC da Segurança é essencial.
  • A PEC visa ampliar a atuação federal em crimes de alta complexidade, como tráfico internacional e lavagem de dinheiro.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta terça-feira (9) que manteve uma ligação com Donald Trump e que apontou Ricardo Magro, do grupo Grupo Refit, que reside em Miami, como um dos maiores devedores do Brasil. A declaração foi feita durante transmissão ao vivo, quando Lula defendeu que a União assuma um papel mais forte na coordenação da segurança pública.

Segundo ele, a conversa serviu para apresentar ao governo americano a proposta brasileira e pedir cooperação internacional. “Da mesma forma que eu liguei para o presidente Trump dizendo que, se ele quiser enfrentar o crime organizado, estamos à disposição, mandei para ele o que a gente está querendo fazer”, afirmou o presidente.

Lula também citou suspeitas envolvendo lideranças do crime organizado com operação no exterior. Ele mencionou que “um dos grandes chefes do crime organizado brasileiro, que é um dos maiores devedores deste país, tem importação de combustível facilitada em Miami”, em referência a um empresário ligado ao setor de combustíveis associado ao grupo Refit. O presidente não citou nomes nem detalhou investigações em curso.

Para Lula, a aprovação da PEC da Segurança é essencial para ampliar a atuação federal em crimes de alta complexidade, como tráfico internacional, lavagem de dinheiro e movimentações financeiras no exterior. Ele afirmou que a atual estrutura fragmentada entre União e estados limita a capacidade de resposta.

O presidente reforçou que o governo pretende fortalecer inteligência, integração policial e acordos internacionais. Segundo ele, a PEC oferece base jurídica para ações mais rápidas e coordenadas. “Se houver disposição dos EUA para colaborar, é prender logo esse aí”, disse, em referência a Ricardo Magro.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Notícias do Brasil

;