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Você controla o algoritmo: Instagram lança nova função para Reels
Publicado 10/12/2025 • 15:06 | Atualizado há 1 dia
Publicado 10/12/2025 • 15:06 | Atualizado há 1 dia
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Pexel
O Instagram apresentou, nesta quarta-feira (10), um novo recurso impulsionado por inteligência artificial (IA) que permite aos usuários ver e ajustar o algoritmo que configura a seção de Reels, o que a empresa promove como um avanço pioneiro rumo a um maior controle por parte do usuário.
O aplicativo, propriedade da Meta, lançou “Seu algoritmo”, acessível por meio de um ícone no canto superior direito do Reels, o feed de vídeos curtos. A função mostra os temas que o Instagram considera de interesse do usuário com base em seu histórico de visualizações.
Em uma publicação de seu blog, a Meta disse que agora as pessoas podem indicar diretamente à plataforma quais temas querem ver, com recomendações que se ajustam em tempo real.
Reguladores e usuários exigem cada vez mais que as plataformas de redes sociais ofereçam maior transparência na seleção de conteúdo. Críticos dizem que o que se escolhe mostrar ao usuário pode criar “câmaras de eco”, confirmando a informação ou opinião prévia que ele tenha sobre um tema, ou promover conteúdo nocivo.
Leia mais:
De Llama a Avocados: a estratégia de IA da Meta causa confusão interna
Mas, para as empresas, os algoritmos são “o ingrediente secreto” para atrair a atenção dos usuários, portanto, costumam resistir a uma maior transparência.
“O Instagram sempre foi um lugar para se aprofundar nos seus interesses e se conectar com amigos”, afirmou a empresa. “À medida que seus interesses evoluem ao longo do tempo, queremos dar a você maneiras mais significativas de controlar o que vê.”
O recurso mostra aos usuários um resumo de seus principais interesses e permite digitar temas específicos para refinar o fluxo de conteúdos que recebem.
O Instagram disse estar “liderando o caminho” ao oferecer esse nível de transparência e controle, e anunciou planos de ampliar o recurso para outras seções do aplicativo.
A ferramenta foi lançada nesta quarta-feira nos Estados Unidos e, segundo a empresa, em breve estará disponível mundialmente em inglês.
Enquanto isso, na Austrália, entrou em vigor nesta quarta a lei que proíbe menores de 16 anos de acessar redes sociais, em uma medida sem precedentes em todo o mundo.
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