Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Congonhas volta a cancelar voos após ventos acima de 90 km/h; confira o cenário desta quinta
Publicado 11/12/2025 • 11:44 | Atualizado há 9 horas
Publicado 11/12/2025 • 11:44 | Atualizado há 9 horas
KEY POINTS
A situação piorou entre a manhã e a tarde, quando a Aena registrou dez alternâncias de voo para outros aeroportos. Créditos: Daniel Basil/Gov Brasil/Wikipedia.
A situação piorou entre a manhã e a tarde, quando a Aena registrou dez alternâncias de voo para outros aeroportos. Créditos: Daniel Basil/Gov Brasil/Wikipedia.
O aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo, cancelou mais de 40 voos na manhã desta quinta-feira (11). O estado tem passado por fortes rajadas de ventos causadas pelo ciclone que atinge a região desde a última quarta-feira (10).
A administradora Aena informou que as rajadas de ventos superiores a 90 km/h motivaram o cancelamento de 31 chegadas e 15 partidas, além de ajustes na malha aérea. A informação é da Folha de S.Paulo.
Na tarde de ontem, quarta-feira (10), conforme noticiado em reportagem da Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC, cerca de 121 voos foram cancelados devido aos ventos ao longo do dia, com 50 chegadas e 71 partidas afetadas. As rajadas ultrapassaram 95 km/h na região do terminal.
A situação piorou entre a manhã e a tarde, quando a Aena registrou dez alternâncias de voo para outros aeroportos e cinco cancelamentos adicionais. Mesmo assim, o terminal permaneceu aberto para pousos e decolagens.
Passageiros relataram filas, saguão cheio e falta de previsão de embarque, enquanto a Aena orientou os usuários a contatar as companhias aéreas para confirmar a situação dos voos programados.
Leia mais: Aeroporto de Congonhas tem 121 voos cancelados devido à ventania.
De acordo com a Agência Brasil, um voo da Azul vindo de Curitiba precisou arremeter devido aos ventos e alternou para o Aeroporto Internacional de Viracopos, onde pousou sem intercorrências às 13h06.
A concessionária de Viracopos informou que nove voos provenientes de São Paulo foram desviados para Campinas entre 9h45 e 14h40, sendo sete de Congonhas e dois de Guarulhos, todos devido às condições meteorológicas.
“Segundo relatos de passageiros, a aeronave enfrentou turbulência desde a decolagem em Curitiba até a aproximação em São Paulo, onde precisou realizar uma arremetida em razão dos fortes ventos. Em seguida, o voo alternou para o Aeroporto Internacional de Viracopos, onde pousou sem intercorrências às 13h06”, afirmou a concessionária.
A Aena registrou até 16h15 o cancelamento de 45 chegadas e 48 partidas após decisões operacionais das companhias, determinações do controle aéreo e ajustes da malha em função das rajadas superiores a 90 km/h.
Leia mais: Brasil tem recorde de passageiros em aeroportos; veja números.
A concessionária informou aos passageiros que a orientação é confirmar seus voos diretamente com as empresas aéreas. As operações seguem normalizadas no aeroporto de Congonhas.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Ciclone: Enel diz ainda ter 1,5 milhão sem energia na Grande SP, sem previsão para retomada; acompanhe
2
Correios em crise: entenda o que fez o governo pedir ajuda à Caixa em operação de emergência
3
Solução para os Correios está na iniciativa privada, diz economista
4
Greve geral paralisa serviços e atinge aeroportos em Portugal; veja quais voos foram afetados
5
Congonhas volta a cancelar voos após ventos acima de 90 km/h; confira o cenário desta quinta