Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Aposta certeira? OpenAI vê colaboração com a Disney como motor para crescer no mercado de IA
Publicado 11/12/2025 • 17:56 | Atualizado há 1 hora
Publicado 11/12/2025 • 17:56 | Atualizado há 1 hora
KEY POINTS
OpenAI prevê dominar mercado de IA para consumidores e vê parceria com Disney como catalisador. Foto: HenningE/Pixabay.
OpenAI prevê dominar mercado de IA para consumidores e vê parceria com Disney como catalisador. Foto: HenningE/Pixabay.
Nesta quinta-feira (11), a Disney informou que destinará US$ 1 bilhão em investimentos na OpenAI. Pela primeira vez, os icônicos personagens da marca poderão ser utilizados em vídeos e imagens.
Nesse sentido, conforme comunicado em nota da OpenAI, trata-se de um licenciamento de três anos em parceria com a startup Sora, que trabalha no nicho de criação de vídeos de IA.
Conforme acordado entre as companhias, a OpenAI terá acesso a mais de 200 personagens que incluem não apenas os clássicos Disney, como da Pixar, Marvel e de Star Wars também. Contudo, o contrato não inclui vozes de dubladores e nem aparência dos atores envolvidos em obras de live action.
Em entrevista para o programa Squawk on the Street, da CNBC, o CEO da Disney, Bob Iger, afirmou que “nenhuma geração humana jamais impediu o avanço tecnológico e não pretendemos fazê-lo. […] Sempre entendemos que, se algo vai acontecer, inclusive com potencial de perturbar nossos modelos de negócio atuais, devemos embarcar”, completou.
No que se refere à inovação, Iger contou que a Disney tem sido “agressiva” em proteger seus direitos. No entanto, o CEO diz estar “extremamente impressionado” pela forma como a OpenAI cresce e pela sua disposição em licenciar conteúdos.
Leia mais: Disney investe US$ 1 bilhão em ações da OpenAI
Mais do que um montante expressivo, a entrada da Disney na OpenAI pode ser a porta que faltava para trazer empresas de outros ramos para a lista de investidores da OpenAI. Nesse sentido, o movimento da Disney mostra a tentativa de uma produtora de conteúdo tentando antecipar-se em relação à ascensão dos conteúdos gerados por inteligência artificial.
Além disso, pode-se dizer que a parceria com a Disney é fruto do estado de alerta de Sam Altman, CEO da OpenAI. No início de dezembro deste ano, Sam Altman enviou aos funcionários um memorando pressionando os colaboradores para acelerar as melhorias do ChatGPT.
No documento, a orientação era de: focar menos nas áreas de saúde, varejo e publicidade, para concentrarem-se no desenvolvimento do chatbot. Na rede social X, Nick Turley, chefe do ChatGPT, disse que o foco é “seguir aprimorando o ChatGPT, ampliar seu alcance global e torná-lo mais intuitivo e personalizado”.
Como noticiado anteriormente, o chatbot ainda é o principal produto da OpenAI e conta com 800 milhões de usuários por semana. No entanto, o Google não está poupando esforços para otimizar o Gemini 3 – o que rendeu 650 milhões de usuários ativos mensais à plataforma, além dos 2 bilhões de usuários do AI Overviews, que está integrado ao mecanismo de busca da empresa.
Paralelamente, a Anthropic já conta com contratos acima de US$ 100 mil para compor sua receita anual. Dessa forma, a startup conseguiu crescer 7 vezes mais no último ano, chegando a ultrapassar 300 mil clientes empresariais neste ano. O avanço é ainda mais significativo quando se olha em retrospecto: dois anos atrás, a Anthropic tinha menos de 1 mil clientes.
Sendo assim, a OpenAI largou o freio e anunciou uma série de aquisições e outros investimentos que já somam mais de US$ 1,4 trilhão. Enquanto os gastos da empresa pode preocupar alguns, a companhia informou estar prestes a ultrapassar os US$ 20 bilhões de receita por ano.
Todos esses investimentos fazem parte da ambição da OpenAI de atingir as centenas de bilhões em receita até 2030.
Enquanto a OpenAI entrega um cliente de alto nível para o aplicativo Sora, lançado em setembro, a Disney encara a parceria como uma forma de “homenagear e respeitar” os criadores dos personagens. Isso porque há uma taxa de licenciamento associada ao acordo, além de vozes e imagens humanas não estarem inclusas.
Mesmo assim, ainda vão existir diretrizes para criar com os personagens da Disney dentro do Sora, conforme dito por Sam Altman, CEO da OpenAI. “É muito importante que permitamos à Disney definir e aprimorar essas diretrizes ao longo do tempo, mas elas certamente estarão presentes”, disse Altman à CNBC na quinta-feira.
Lançado em setembro pela OpenAI, o Sora é um aplicativo de vídeos curtos, onde é possível que qualquer pessoa crie um conteúdo a partir da estruturação de um texto. De início, o app chegou no topo dos mais baixados da loja de aplicativos da Apple. Contudo, a plataforma logo enfrentou desafios com os usuários que gostariam de criar com personagens populares, o que inclui os personagens da Disney.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Após suspensão, Agibank é multado em R$ 14 milhões pelo Procon; entenda o caso dos consignados
2
Ciclone: Enel diz ainda ter 1,5 milhão sem energia na Grande SP, sem previsão para retomada; acompanhe
3
Correios em crise: entenda o que fez o governo pedir ajuda à Caixa em operação de emergência
4
Ambipar pode ser condenada por abuso de poder sobre controladas
5
Conheça a cidade que ficou 100% sem energia depois de ventania em SP