Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Economia do Reino Unido encolhe inesperadamente antes do Orçamento
Publicado 12/12/2025 • 06:55 | Atualizado há 25 minutos
Publicado 12/12/2025 • 06:55 | Atualizado há 25 minutos
KEY POINTS
Unsplash.
Bandeira do Reino Unido
A economia do Reino Unido contraiu 0,1% nos três meses até outubro, segundo dados oficiais divulgados nesta sexta-feira (12). Economistas esperavam crescimento de 0% no período. O resultado vem após uma expansão de 0,1% nos três meses até setembro.
O Escritório Nacional de Estatísticas destacou que o setor de serviços ficou estagnado, a construção recuou 0,3% e a produção industrial caiu 0,5%, “principalmente devido à queda na fabricação de veículos automotores, reboques e semirreboques no período”.
Leia também:
EUA e Reino Unido fecham acordo preliminar sobre preços de medicamentos
Marinha Real Britânica aprova novo drone para operações de linha de frente
Os números chegam após a chanceler Rachel Reeves anunciar uma série de aumentos de impostos em seu aguardado Orçamento no mês passado, numa tentativa de tapar um “rombo” nas contas públicas e estimular o crescimento econômico tão necessário.
“Os dados do PIB de outubro reforçam o quanto a economia do Reino Unido enfrenta dificuldades enquanto o governo busca algum tipo de crescimento”, afirmou Lindsay James, estrategista de investimentos da gestora Quilter, em nota.
“Esse resultado também fica aquém do que já eram expectativas baixas e não indica boas notícias para os números do próximo mês.”
Olhando para a decisão de juros do banco central na próxima semana, James acrescentou que os dados divulgados nesta sexta “tornam cada vez mais provável que o Banco da Inglaterra tenha de reduzir os juros na próxima reunião, mas, com a inflação ainda persistentemente alta, o ritmo de cortes posteriores permanece incerto.”
O Comitê de Política Monetária do Banco da Inglaterra se reunirá em 18 de dezembro e é amplamente esperado que concorde com um corte de um quarto de ponto, para 3,75%, à medida que a inflação desacelera.
Yael Selfin, economista-chefe da KPMG UK, afirmou esperar um crescimento fraco no restante do trimestre, “já que a atividade em novembro provavelmente foi limitada pela continuidade da incerteza em torno do Orçamento”.
“No geral, esperamos que o crescimento do PIB fique estável no último trimestre deste ano”, acrescentou.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
1
Após suspensão, Agibank é multado em R$ 14 milhões pelo Procon; entenda o caso dos consignados
2
Ciclone: Enel diz ainda ter 1,5 milhão sem energia na Grande SP, sem previsão para retomada; acompanhe
3
Correios em crise: entenda o que fez o governo pedir ajuda à Caixa em operação de emergência
4
Solução para os Correios está na iniciativa privada, diz economista
5
Internet da Starlink: qual é a opção mais barata no serviço de Elon Musk?