CNBC

CNBCNa disputa pelo Fed, Waller promete defender independência do Banco Central diante de Trump

Notícias do Brasil

Itália impõe ressalvas ao acordo UE–Mercosul e condiciona avanço a garantias comerciais

Publicado 17/12/2025 • 13:04 | Atualizado há 3 horas

KEY POINTS

  • A premiê Giorgia Meloni afirmou ser prematuro assinar o acordo UE-Mercosul nos próximos dias, exigindo maiores garantias de reciprocidade para o setor agrícola italiano.
  • Embora veja valor na "ponte" entre os blocos e na proteção de 50 denominações de origem, Roma condiciona o aval à finalização de um fundo de compensação e reforço fitossanitário.
  • Meloni declarou estar confiante de que as condições necessárias para a aprovação do tratado possam se concretizar no início de 2026, descartando um bloqueio definitivo ao projeto.

Agência Brasil

Itália considera prematuro assinar acordo UE-Mercosul agora e exige garantias para agricultores antes de aval em 2026.

A primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, afirmou que considera prematuro assinar o acordo comercial entre a União Europeia e o Mercosul nos próximos dias, ao avaliar que ainda faltam garantias suficientes para os agricultores europeus.

Em discurso à Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira (17), Meloni disse que a Itália sempre acompanhou a iniciativa com interesse, mas ressaltou que o governo só dará aval quando houver “garantias adequadas de reciprocidade para o nosso setor agrícola”.

Segundo a premiê, o acordo tem relevância política e econômica por funcionar como uma “ponte entre a Europa e a América Latina” e por prever impactos positivos para as exportações italianas, tanto no setor industrial quanto no alimentar. O texto também contempla a proteção de mais de 50 denominações de origem geográfica italianas.

Ainda assim, Meloni frisou que Roma foi clara ao afirmar que o acordo “precisa ser positivo para todos os setores”.

Leia também: Brasil ultrapassa EUA e assume liderança global na produção de carne bovina

A chefe do governo italiano destacou avanços negociados com a Comissão Europeia, como a criação de um mecanismo específico de salvaguarda, um fundo de compensação e o reforço dos controles fitossanitários na entrada de produtos. No entanto, observou que essas medidas “ainda não estão totalmente finalizadas”.

Por isso, Meloni afirmou que “assinar o acordo nos próximos dias, como foi hipotetizado, ainda é prematuro” e defendeu aguardar a conclusão do pacote de salvaguardas, além de manter o diálogo com agricultores italianos.

Segundo ela, essa posição “não significa que a Itália pretenda bloquear ou se opor ao acordo como um todo”, mas apenas aprová-lo quando houver garantias suficientes. A premiê disse estar “confiante de que, com o início do próximo ano, todas essas condições possam se concretizar”.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Notícias do Brasil

;