CNBC

CNBCUnião Europeia aprova pacote de ajuda de mais de US$ 105 bilhões à Ucrânia para os próximos dois anos

Notícias do Brasil

Cracolândia virou alvo de ‘business’ de especulação imobiliária no centro de SP

Publicado 18/12/2025 • 12:35 | Atualizado há 23 horas

KEY POINTS

  • Tarcísio: o PCC utiliza o fluxo de drogas da Cracolândia como uma ferramenta de especulação imobiliária para desvalorizar imóveis no centro de São Paulo.
  • Investigações apontam que a facção adquire propriedades depreciadas pela degradação da região para lavar dinheiro, controlando um ecossistema de hotéis e estabelecimentos comerciais.
  • O governo projeta a desapropriação de quatro quadras no entorno do parque Princesa Isabel para instalar um novo centro administrativo com 22 mil funcionários públicos em 2026.

Rovena Rosa/Agência Brasil

Tarcísio denuncia uso da Cracolândia pelo PCC para especulação imobiliária e planeja sede administrativa para revitalizar o centro.

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), afirmou nesta quinta-feira, durante a apresentação do balanço geral da gestão, que o caso da Cracolândia envolve um “business de especulação imobiliária” e que o Primeiro Comando da Capital (PCC) utiliza a região como estratégia para desvalorizar o centro da capital paulista.

Segundo o governador, a facção criminosa manipula o fluxo de usuários de drogas na região central para provocar degradação urbana, criando um ambiente que favorece interesses econômicos ligados ao crime organizado.
“O PCC movimentava o fluxo para que a desvalorização imobiliária favorecesse suas atividades”, afirmou Tarcísio.

Saiba mais:

Ao detalhar o que chamou de “ecossistema do tráfico”, o governador afirmou que diversos imóveis da região estão registrados em nome de líderes da facção ou de pessoas ligadas ao PCC. Segundo ele, o governo paulista atua para requerer judicialmente a posse desses imóveis, como parte da estratégia de desmonte financeiro do crime organizado.

Parte dessas propriedades está localizada no entorno do Parque Princesa Isabel, área escolhida para receber o novo centro administrativo do governo paulista. O projeto prevê a desapropriação de quatro quadras no centro de São Paulo, com decreto de utilidade pública que abrange imóveis residenciais e comerciais.

De acordo com o governo, a expectativa é que cerca de 22 mil servidores públicos passem a trabalhar diariamente na região, em uma estratégia que combina requalificação urbana, valorização imobiliária, presença do Estado e retirada do controle territorial do crime organizado.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Notícias do Brasil

;