Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Xbox perde corrida dos consoles e aposta em virada nos games da Microsoft
Publicado 21/12/2025 • 21:26 | Atualizado há 4 horas
Grupo TIM ganha indenização judicial bilionária na Itália
Após mudança de tom de Trump, Departamento de Justiça libera milhares de arquivos Epstein
Palo Alto Networks amplia parceria com Google Cloud em acordo multibilionário
TikTok assina acordo para criar nova joint venture nos EUA; entenda
O que vem pela frente para a mídia em 2026? Executivos anônimos fazem previsões ousadas
Publicado 21/12/2025 • 21:26 | Atualizado há 4 horas
KEY POINTS
Xbox 360 vendeu 84 milhões de unidades
Xbox Pexels
O Xbox atravessa um dos períodos mais desafiadores desde sua criação. As vendas de consoles da Microsoft seguem em queda e ampliam a distância em relação aos principais concorrentes do setor. Dados de mercado indicam que, em 2025, os modelos Xbox Series X e Series S venderam cerca de 1,7 milhão de unidades, desempenho muito inferior ao do PlayStation 5 e do Nintendo Switch 2.
Enquanto isso, o Switch 2 ultrapassou 10 milhões de unidades vendidas desde o lançamento, e o PlayStation 5 somou mais de 9 milhões apenas neste ano. A diferença reforça a dificuldade do Xbox em competir diretamente no mercado tradicional de hardware.
O desempenho fraco do Xbox se refletiu nos números financeiros da Microsoft. No primeiro trimestre do ano fiscal de 2026, a receita da divisão de games caiu 2%, com um recuo de 29% nas vendas de hardware do Xbox.
O cenário veio acompanhado de demissões, aumento de preços e fechamento de estúdios. Ao longo de 2025, a Microsoft reduziu milhares de postos na divisão de jogos e encerrou operações de estúdios ligados à Bethesda, além de cancelar projetos aguardados há anos.
Apesar da perda de espaço no mercado de consoles, a Microsoft sinaliza que o Xbox não depende mais exclusivamente do hardware. O CEO da divisão de games, Phil Spencer, afirmou que a empresa não busca “superar Sony ou Nintendo em consoles”, mas ampliar o acesso aos jogos em diferentes plataformas.
A visão foi reforçada pelo CEO da Microsoft, Satya Nadella, que defende um modelo no qual o Xbox esteja presente “em todos os lugares”, do console à TV, do PC ao celular. Segundo ele, a próxima geração do Xbox pode funcionar de forma mais próxima a um computador, rompendo a separação tradicional entre console e PC.
Fontes próximas ao departamento de estratégia da empresa indicam que a Microsoft avalia desenvolver um Xbox de próxima geração baseado em um sistema mais aberto. A proposta permitiria alternar entre console, PC e jogos em nuvem, além de acessar lojas de terceiros e diferentes ecossistemas de jogos.
A movimentação ocorre em meio à chegada de novos competidores, como o console híbrido anunciado pela Valve, que reforçou o interesse do mercado por soluções flexíveis entre PC e console.
O principal pilar da nova fase do Xbox é o Game Pass. O serviço de assinatura alcançou 34 milhões de usuários em 2024 e gerou quase US$ 5 bilhões em receita no último ano fiscal.
O uso de jogos em nuvem também cresceu de forma acelerada. Segundo a Microsoft, as horas de cloud gaming aumentaram 45% em um ano, com expansão para 30 países, incluindo a Índia, considerada o mercado de games que mais cresce no mundo.
Embora a empresa tenha elevado os preços do plano Ultimate, o Xbox testa modelos alternativos, como uma versão com publicidade, para ampliar a base de usuários.
Outro sinal da mudança estratégica foi o abandono gradual da política de exclusividade. A Microsoft passou a levar títulos antes restritos ao Xbox para outras plataformas. O próximo jogo da franquia “Halo”, por exemplo, será lançado também para o PlayStation 5.
Para a presidente do Xbox, Sarah Bond, a ideia de jogos exclusivos se tornou ultrapassada. A prioridade agora é ampliar alcance e engajamento, independentemente do dispositivo utilizado.
Analistas apontam que a reestruturação do Xbox também reflete a pressão interna por margens mais elevadas. Documentos e reportagens indicam que a Microsoft busca elevar a rentabilidade da divisão de games para patamares acima da média do setor, o que impulsionou cortes de custos e revisões estratégicas.
Leia também:
De AC/DC à Xuxa: confira os principais shows de 2026 no Brasil
Sold out: relembre os shows mais marcantes de 2025 em solo brasileiro
Mesmo com críticas e incertezas, a Microsoft mantém a aposta de que o futuro do Xbox passa menos pelo console tradicional e mais por um ecossistema conectado, sustentado por nuvem, assinaturas e jogos multiplataforma.
Após uma década de questionamentos sobre sua relevância, o Xbox se afasta da corrida clássica dos consoles e tenta se reinventar como um serviço global de entretenimento digital.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
1
Greve dos Correios é confirmada em 9 estados; veja onde há paralisação
Novo filme do Avatar decepciona e estreia com bilheteria abaixo do esperado
3
Aquisição da Warner: como está a disputa entre Paramount e Netflix?
4
Por que a Warner Bros. considera a Netflix mais estratégica que a Paramount para uma fusão
5
Mega da Virada: quanto custa apostar e concorrer ao prêmio?