Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Como um hit de Natal de Mariah Carey segue gerando milhões ano após ano
Publicado 23/12/2025 • 11:00 | Atualizado há 4 horas
De Labubus a Jellycats: o que explica a obsessão da Geração Z por bichinhos de pelúcia?
Mercado de wellness em alta: por que suplementos de bem-estar ganham força nas festas de fim de ano
Empresas sentem impacto de novas exigências no visto H-1B para profissionais estrangeiros
Com troféus, ativações e um Cadillac gigante, por que a LEGO está dobrando a aposta na Fórmula 1
Trump autoriza desconto direto em salário de quem deve empréstimo estudantil; entenda
Publicado 23/12/2025 • 11:00 | Atualizado há 4 horas
KEY POINTS
Lançada em 1994, a música “All I Want for Christmas Is You” se consolidou como um dos maiores fenômenos comerciais da história da indústria musical. Todos os anos, o clássico natalino de Mariah Carey retorna ao topo das paradas globais, movimenta plataformas de streaming e garante à cantora receitas milionárias em royalties, quase 30 anos após seu lançamento.
Atualmente, a canção é a segunda mais ouvida do mundo no Spotify e lidera a Billboard Hot 100, ranking que reúne as 100 músicas mais populares da semana nos Estados Unidos. O desempenho reforça o status de Carey como a chamada “rainha do Natal” e transforma o fim de ano em um dos períodos mais lucrativos de sua carreira.
O impacto financeiro do hit é expressivo. Segundo uma estimativa da revista The Economist, a música já havia gerado mais de US$ 60 milhões em royalties até 2017. Esse valor segue crescendo com o avanço do streaming e a recorrência sazonal da faixa.
De acordo com a Billboard, apenas em 2022, Mariah Carey arrecadou cerca de US$ 1,55 milhão com a gravação original da música, valor relacionado a execuções e vendas, além de US$ 830 mil em royalties de publicação, antes da incidência de taxas. Como coautora, coprodutora e intérprete, Carey concentra boa parte dos ganhos gerados pelo sucesso.
Leia também: Netflix e Spotify fecham parceria para levar podcasts à plataforma de vídeo
No ambiente digital, os números reforçam a longevidade do hit. No Spotify, a música ultrapassa 2,4 bilhões de reproduções, enquanto, no YouTube, os dois videoclipes oficiais somam mais de 1,6 bilhão de visualizações. Apenas no último ano, foram 309 milhões de plays globais, mais que o dobro de outro clássico natalino, “Last Christmas”.
Em 2025, “All I Want for Christmas Is You” atingiu mais um marco: tornou-se a música com mais semanas consecutivas em primeiro lugar na Billboard Hot 100, acumulando 20 semanas no topo.
Apesar do sucesso atual, o desempenho inicial da música foi mais discreto. Em 1994, a faixa chegou apenas ao 12º lugar entre as mais tocadas nas rádios dos EUA e demorou anos para ganhar força comercial. O impulso veio nos anos 2000, especialmente após a inclusão da canção no filme “O Amor Acontece”, que deu nova vida ao single já na era do consumo digital.
Em 2019, 25 anos após o lançamento, a música alcançou pela primeira vez o topo da Billboard Hot 100, com 45,6 milhões de reproduções em streaming e 27 mil vendas digitais. Foi o single que levou mais tempo para chegar ao primeiro lugar na história da parada.
Ao transitar entre o final de 2019 e o início de 2020 no topo da Billboard, Mariah Carey conquistou outro feito: tornou-se a primeira artista a liderar o ranking em quatro décadas consecutivas — 1990, 2000, 2010 e 2020.
Leia também: Netflix exibe 2 jogos da NFL neste Natal; transmissão terá shows de Mariah Carey e Beyoncé
A música foi composta por Mariah Carey em parceria com Walter Afanasieff. Embora a narrativa popular diga que a canção foi escrita em apenas 15 minutos, Carey explicou à revista Parade, em 2021, que o processo foi um pouco mais longo.
“Comecei a escrever em um pequeno teclado em um quarto da casa onde eu morava, no interior de Nova York. Eu anotava tudo o que me vinha à cabeça, tudo o que me fazia sentir o clima do Natal e que eu queria que outras pessoas sentissem também”, afirmou a cantora.
Ela também revelou que a letra foi inspirada em sua infância. “Escrevi a partir da perspectiva daquela criança que não cresceu com dinheiro e queria ter o Natal mais festivo possível”, disse em entrevista à Genius.
Afanasieff, por sua vez, não acreditava que a música se tornaria um sucesso duradouro. “Vinte anos atrás, músicas natalinas não tinham a importância que têm hoje. Não era comum artistas pop lançarem canções de Natal novas”, afirmou à Billboard.
O sucesso do single deu origem a uma série de produtos derivados. Mariah Carey lançou especiais de Natal para TV, livros temáticos, um filme de animação inspirado na canção, além de versões alternativas do videoclipe, uma delas com a participação de seus filhos gêmeos, Moroccan e Monroe.
Em 2019, o hit rendeu à cantora três recordes no Guinness World Records, incluindo o de música natalina com melhor posição na Billboard Hot 100 por uma artista solo. Em maio de 2024, Carey alcançou mais um marco ao acumular 131 semanas na parada de singles do Reino Unido com a mesma canção.“Eu de fato vivo de Natal para Natal”, disse a cantora em entrevista ao Wall Street Journal.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Ações da dona da Havaianas em queda após campanha polêmica
2
Funcionários dos Correios devem rejeitar acordo e ampliar risco de greve nacional
3
Volta do Banco Master? Por que TCU questiona liquidação da instituição
4
“Marcas fortes sofrem quando não respondem rápido”: as lições da polêmica da Havaianas
5
Greve dos Correios é confirmada em 9 estados; veja onde há paralisação