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Nova tecnologia anticolisão promete dar mais tempo de reação a pilotos em aeroportos congestionados

Publicado 25/12/2025 • 19:08 | Atualizado há 7 horas

KEY POINTS

  • Uma nova tecnologia de segurança aérea está sendo testada para oferecer segundos decisivos aos pilotos e ajudar a evitar colisões, especialmente durante pousos e decolagens.
  • O desenvolvimento ganhou força após o acidente fatal ocorrido em Washington no início de 2025, quando um helicóptero do Exército colidiu com um jato comercial da American Airlines, matando 67 pessoas.
  • Apesar de acidentes graves continuarem raros, dados indicam um crescimento preocupante no número de quase-acidentes, principalmente em aeroportos ou em suas imediações.

Uma nova tecnologia de segurança aérea está sendo testada para oferecer segundos decisivos aos pilotos e ajudar a evitar colisões, especialmente durante pousos e decolagens. O desenvolvimento ganhou força após o acidente fatal ocorrido em Washington no início de 2025, quando um helicóptero do Exército colidiu com um jato comercial da American Airlines, matando 67 pessoas. O episódio aumentou a pressão sobre autoridades e empresas do setor por sistemas de alerta mais avançados dentro da cabine de comando. O conteúdo CNBC Originals trouxe detalhes exclusivos.

Apesar de acidentes graves continuarem raros, dados indicam um crescimento preocupante no número de quase acidentes, principalmente em aeroportos ou em suas imediações. O tráfego aéreo aumentou de forma exponencial nos últimos anos e, só nos Estados Unidos, cerca de 44 mil voos transportam diariamente 3 milhões de passageiros. Em 2023, o setor registrou dezenas de ocorrências em que colisões foram evitadas por poucos segundos, muitas delas ligadas a incursões em pistas e congestionamento aéreo.

Hoje, aviões comerciais contam com sistemas obrigatórios de alerta de tráfego e prevenção de colisões, como o TCAS, em operação desde os anos 1990. Esses sistemas monitoram aeronaves próximas e orientam pilotos a subir ou descer para evitar choques no ar. No entanto, eles têm limitações importantes: abaixo de mil pés, os alertas são reduzidos para evitar falsos avisos, justamente na fase mais crítica do voo, quando as aeronaves se aproximam das pistas e o risco de colisão é maior.

Para preencher essa lacuna, a Honeywell desenvolveu um novo software de alerta de superfície, chamado Surf A. Testado em um Boeing 757 modificado, o sistema foi criado para identificar aeronaves na pista com antecedência maior, permitindo que os pilotos abortem o pouso ainda a uma altitude mais segura. A tecnologia emite alertas a mil ou dois mil pés do solo, oferecendo mais tempo para compreender a situação e tomar a decisão correta.

A empresa recriou cenários reais, como o caso envolvendo um avião da Southwest em Chicago, para demonstrar como o sistema pode evitar tragédias. A expectativa da Honeywell é que a aprovação do Surf A pela FAA ocorra no próximo ano. Após a certificação, as companhias aéreas poderão adquirir o software como uma camada adicional de segurança, complementando outras soluções já existentes.

Embora esses recursos não sejam obrigatórios e representem um custo elevado — estimado em dezenas de milhões de dólares, dependendo do tamanho da frota —, especialistas e companhias avaliam que o investimento é justificável. Para o setor, qualquer tecnologia capaz de aumentar a margem de segurança é considerada mais barata do que lidar com as consequências de um acidente aéreo.

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