CNBC
Mercado de trabalho aquecido pressiona inflação, diz economista.

CNBC15 empregos bem pagos nos EUA que não exigem diploma universitário

Notícias do Brasil

Estiagem e onda de calor fazem consumo de água disparar 60% em SP

Publicado 28/12/2025 • 12:06 | Atualizado há 4 horas

KEY POINTS

  • Consumo de água em São Paulo aumentou 60% em meio à estiagem e à onda de calor, enquanto os reservatórios que abastecem a Grande São Paulo operam com apenas 26% da capacidade, segundo a Defesa Civil
  • Autoridades reforçam o uso racional da água, com orientações para evitar desperdícios no dia a dia, como reduzir o tempo de banho e identificar vazamentos, diante do risco de agravamento do abastecimento
  • Calor extremo já gera impactos econômicos, pressionando a demanda por energia elétrica, elevando preços no mercado de curto prazo e afetando a produtividade em setores como indústria, logística e atividades externas

Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo

Sistema Cantareira

A estiagem prolongada e a onda de calor provocaram um aumento de 60% no consumo de água nesta semana no Estado de São Paulo, levando os reservatórios que abastecem a Grande São Paulo a operarem com apenas 26% da capacidade total, nível considerado crítico pelas autoridades.

Diante do cenário, a Defesa Civil paulista reforçou orientações para o uso racional da água e alertou para o risco de agravamento do abastecimento caso o período sem chuvas persista.

A diretora adjunta de Comunicação da Defesa Civil do Estado de São Paulo, tenente Ludmyla Andrade, destacou que a população tem papel fundamental para evitar o desperdício durante o período de ausência de chuvas.

Leia mais:
Calor e seca põem maior parte do Estado de SP em emergência para risco de incêndio
Onda de calor bate recorde na Europa e provoca pico na procura de ar condicionado

“São diversas práticas que podem ser feitas no dia a dia para melhorar a economia de água, como varrer a calçada em vez de lavá-la, não lavar o carro com mangueira, não encher piscinas e priorizar a água para a alimentação e para a higiene pessoal”, disse.

Segundo Ludmyla, o momento exige atenção redobrada para garantir o abastecimento. “Um banho, por exemplo, se reduzido de 15 minutos para 5 minutos, pode economizar até 162 litros de água. É muita água”, afirmou.

Outro ponto de alerta, de acordo com a tenente, é a necessidade de identificar e consertar vazamentos rapidamente. “A população tem uma grande responsabilidade nessa economia.”

Onda de calor já afeta a economia

Com aparelhos de refrigeração ligados por mais tempo, a demanda por energia elétrica cresce e pressiona os preços. Um reflexo disso apareceu no Preço de Liquidação das Diferenças (PLD), referência do setor elétrico, que marcou R$ 240,52 por MWh no Sudeste/Centro-Oeste e no Sul na noite de quinta-feira (25), segundo a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). No mesmo dia, a média diária do PLD no Sudeste/Centro-Oeste foi de R$ 201,39/MWh.

Ao longo de 2025, ondas de calor já estiveram associadas a sucessivos recordes de demanda no Sistema Interligado Nacional, com carga máxima acima de 100 GW em diferentes dias, segundo dados do governo federal.

Leia mais:
Onda de calor pressiona energia, preços e produtividade; veja onde o impacto aparece primeiro
Calor do fim de semana aquece não só a cidade, mas também as vendas do varejo em São Paulo

Além do impacto sobre energia e custos operacionais, o calor também afeta a produtividade. Nota da Fundacentro, com base em pesquisa publicada na Scientific Reports, aponta que o estresse térmico pode reduzir o ritmo de trabalho e gerar perdas econômicas bilionárias ao longo do tempo, especialmente em atividades externas, logística e indústrias com ambientes mais quentes.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Notícias do Brasil

;