CNBC
O que é o Data Center Pecém? Megaprojeto e que vai atrair gigantes como o TikTok para o Brasil

CNBCDe spa de dados a servidores no espaço: crise de energia redesenha a computação em nuvem

Mundo

EUA sancionam grupos estrangeiros ligados ao comércio de armas; veja países envolvidos

Publicado 30/12/2025 • 21:00 | Atualizado há 5 horas

KEY POINTS

  • Os Estados Unidos impuseram sanções nesta terça-feira a indivíduos e entidades supostamente envolvidos no comércio de armas entre o Irã e a Venezuela.
  • O presidente americano Donald Trump ameaçou o Irã com uma possível ação militar caso o país busque reconstruir seus programas de armamento.
  • Há meses, Trump vem pressionando a Venezuela, e ele confirmou nesta semana que os EUA realizaram um ataque terrestre no país sul-americano.

Unsplash

Imagens de munições de armas

Os Estados Unidos anunciaram nesta terça-feira (30) sanções contra um grupo de 10 indivíduos e entidades baseados no Irã e na Venezuela que estão supostamente ligados ao comércio de armas entre os dois países.

Entre os alvos está uma empresa venezuelana, a Empresa Aeronautica Nacional, que estaria ligada a milhões de dólares em vendas de drones iranianos para a Venezuela. As sanções também visam três indivíduos baseados no Irã que supostamente fazem parte de um esforço para adquirir produtos químicos usados em mísseis balísticos, de acordo com o Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros do Departamento do Tesouro.

“A provisão contínua de armas convencionais do Irã para Caracas constitui uma ameaça aos interesses dos EUA no Hemisfério Ocidental, incluindo a Pátria, e os EUA usarão todas as medidas disponíveis para impedir esse comércio”, afirmou o Departamento do Tesouro em comunicado.

As sanções ocorrem um dia após o presidente americano Donald Trump ameaçar “dar uma surra” no Irã caso o país busque aumentar suas reservas de mísseis balísticos ou restabelecer seu programa de armas nucleares. Locais militares e programas de armas iranianos foram danificados no início deste ano por ataques realizados por Israel e pelos EUA.

Trump, antes de uma reunião com o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu em seu resort Mar-a-Lago, na Flórida, na segunda-feira (29), também disse que apoiaria ataques israelenses ao Irã em caso de rearmamento.

“A resposta da República Islâmica do Irã a qualquer agressão opressiva será dura e lamentável”, postou o presidente iraniano Masoud Pezeshkian no X nesta terça-feira.

Leia mais:
Carros elétricos na China entram em 2026 sob teste de sobrevivência
‘Desarmem ou paguem’: Trump ameaça Irã e Hamas em reunião com Netanyahu

Trump também adotou uma postura agressiva em relação à Venezuela recentemente, visando supostos barcos de drogas, ordenando um bloqueio completo de petroleiros sancionados que entram e saem do país e designando o governo do país como uma “organização terrorista estrangeira”.

No início deste mês, o governo Trump disse que os EUA haviam apreendido um petroleiro na costa da Venezuela. O navio apreendido estava sancionado pelos EUA há anos e transportava petróleo do Irã e do país sul-americano, de acordo com uma postagem da procuradora-geral Pam Bondi.

Na reunião de segunda-feira com Netanyahu, Trump também confirmou um ataque a uma suposta instalação de carregamento de drogas em solo venezuelano. A CNN informou que o ataque foi realizado no início deste mês pela CIA.

As sanções desta terça-feira seguem esforços semelhantes em outubro e novembro para atingir indivíduos e entidades que operam ou estão envolvidos com redes de armas iranianas.

“O Tesouro está responsabilizando o Irã e a Venezuela por sua proliferação agressiva e imprudente de armas mortais ao redor do mundo”, disse John K. Hurley, Subsecretário do Tesouro para Terrorismo e Inteligência Financeira, em comunicado. “Continuaremos a tomar medidas rápidas para privar aqueles que capacitam o complexo industrial-militar do Irã de acesso ao sistema financeiro dos EUA”.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.

MAIS EM Mundo

;