Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Banco Master: Toffoli critica descumprimento de ordens e dá prazo de 24 horas para Polícia Federal se explicar
Publicado 14/01/2026 • 12:44 | Atualizado há 3 horas
Aliado sob pressão: por que a Rússia se importa com o risco de colapso do Irã
Airbnb contrata ex-chefe de GenAI da Meta como novo diretor de tecnologia
A cartilha de Trump sobre Groenlândia, Venezuela e Irã para enfrentar a China
Fim de subsídios do Obamacare já deixa milhões sem plano de saúde nos EUA; entenda
Ford amplia linha de SUVs de alto desempenho com modelo ‘mais acessível’
Publicado 14/01/2026 • 12:44 | Atualizado há 3 horas
KEY POINTS
Andressa Anholete/STF | Divulgação
Montagem com a foto do ministro Toffoli ao lado da fachada do Banco Master
O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), reagiu de forma dura ao descumprimento de ordens judiciais pela Polícia Federal relacionadas ao Banco Master e determinou novas medidas cautelares em uma investigação de crimes contra o sistema financeiro. Na decisão, o magistrado autorizou prisão temporária e buscas pessoais em aeroportos.
Segundo a petição apresentada, a Polícia Federal pediu as medidas cautelares em 6 de janeiro de 2026 e enviou toda a documentação necessária ao STF. O pedido foi aprovado no dia seguinte, 7 de janeiro, pelo ministro Dias Toffoli, que determinou que as ordens fossem cumpridas em até 24 horas a partir de 12 de janeiro, devido à gravidade dos fatos, à necessidade de aprofundar as investigações e à existência de fortes indícios de crimes envolvendo todos os investigados. Porém, a operação não foi executada dentro do prazo determinado.
Consequentemente, Tofolli determinou o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, explique formalmente em até 24 horas, a contar do dia 14 de janeiro, as razões do descumprimento da ordem judicial anterior, deixando claro que a Corte acompanhará de perto a execução das medidas.
Leia também: BRB avança para recuperar recursos do Banco Master
Toffoli afirmou que causou “espécie” o descumprimento deliberado do prazo judicial, ressaltando que a Polícia Federal teve dias suficientes para planejamento e preparação das diligências. Segundo o ministro, a inércia da autoridade policial pode ter colocado em risco a eficácia das medidas, permitindo eventual ocultação ou descaracterização de provas.
O magistrado destacou ainda que qualquer prejuízo decorrente do atraso é de responsabilidade exclusiva da Polícia Federal, deixando expresso que a ordem judicial anterior foi clara quanto ao prazo e à urgência.
Leia também: Justiça bloqueia R$ 5,7 bilhões em bens ligados a Vorcaro em operação da Polícia Federal
Diante da iminência de viagens internacionais e domésticas dos investigados, Toffoli autorizou a realização de buscas pessoais em aeroportos e decretou a prisão temporária de Fabiano Campos Zettel, até as 7h do dia 14 de janeiro de 2026. A decisão também determinou a apreensão de passaportes, a proibição de saída do país e a coleta de dispositivos eletrônicos, valores e outros materiais de interesse da investigação.
No caso de Nelson Sequeiros Rodriguez Tanure, foi autorizada busca pessoal e apreensão de pertences no local em que fosse encontrado, especialmente durante o embarque aéreo, diante do risco de frustração das diligências.
Segundo o ministro, a prisão temporária se mostra imprescindível para preservar a coleta de provas, sendo adequada à gravidade concreta dos crimes investigados e justificada por fatos contemporâneos, conforme os critérios fixados pelo STF nas ADIs que interpretam a Lei da Prisão Temporária.
O Procurador-Geral da República manifestou-se favoravelmente às medidas, reforçando o entendimento de que as cautelares eram necessárias e urgentes para garantir o avanço da investigação.
Leia também: Caso Master: PF cumpre mandados em 5 estados; entenda por que esses locais foram alvos
Toffoli determinou que todos os bens e materiais apreendidos sejam lacrados e mantidos sob custódia direta do Supremo Tribunal Federal, até nova deliberação, como forma de assegurar a integridade das provas.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Flamengo: por que o clube ficou fora da Copinha 2026?
2
Banco Master: demora do FGC nos pagamentos é irregular pela lei? Entenda
3
EUA suspendem processamento de vistos: Brasil está na lista
4
Golpe mira beneficiários do FGC: app falso instala trojan bancário em celulares Android
5
Operação da PF mira Nelson Tanure por fundos ligados ao Banco Master