CNBC

CNBCTrump ataca líderes e aliados em Davos: veja quem entrou na mira

Mundo

Como Irã consegue influenciar preços de petróleo mesmo sem ser um grande produtor?

Publicado 23/01/2026 • 15:48 | Atualizado há 3 horas

KEY POINTS

  • Os preços do petróleo atingiram as maiores cotações em vários meses na semana passada, à medida que uma nova onda de agitação civil no Irã aumentou as preocupações com interrupções no fornecimento.
  • “Eles iam enforcar 837 pessoas”, disse o presidente americano Donald Trump em entrevista à CNBC na quarta-feira. “E eu disse a eles: vocês não podem fazer isso. Se fizerem isso, vai ser ruim”.
  • “Se houver um confronto entre os EUA e o Irã que leve à perda das exportações de petróleo iranianas, a OPEP simplesmente não terá muitos recursos para cobrir essa perda”, disse Helima Croft, chefe global de estratégia de commodities da RBC Capital Markets, à CNBC.

Unsplash

Plataforma de petróleo

As cotações do petróleo subiram nesta sexta-feira (23), enquanto as ameaças do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, contra o Irã aumentam as preocupações sobre interrupções na oferta.

O Irã não é um grande produtor de petróleo. O país bombeia cerca de 3,4 milhões de barris por dia, de acordo com a Kpler. Esse número é fraco em comparação com os EUA e a Arábia Saudita, que bombeiam cerca de 13,5 milhões e 9,5 milhões de barris por dia, respectivamente, segundo dados da Administração de Energia dos EUA e da Opep.

No entanto, uma onda recente de protestos no Irã, estimulada pela enorme queda do rial (moeda nacional), e as subsequentes sugestões de Trump de que os EUA poderiam tomar medidas militares no país abalaram os mercados de energia.

“Os mercados de petróleo estão se movendo pelo medo”, disse Helima Croft, chefe global de estratégia de commodities da RBC Capital Markets, à CNBC. “É basicamente uma preocupação com a interrupção”.

A ansiedade do mercado cresceu nesta sexta-feira à medida que as tensões entre o Irã e os EUA escalaram.

“Estamos observando o Irã“, disse Trump a repórteres na quinta-feira (22). “Sabe que temos muitos navios indo naquela direção, por precaução. Temos uma grande frota indo naquela direção e veremos o que acontece”.

Leia mais:
Detenção de criança de 5 anos em operação policial gera revolta em Minnesota, nos EUA
Sánchez rejeita participação em Conselho da Paz proposto por Trump

Os comentários de Trump ocorrem enquanto mais de 5.000 pessoas morreram no Irã desde que os protestos começaram em 28 de dezembro, de acordo com a Agência de Notícias de Ativistas de Direitos Humanos.

“Eles iam enforcar 837 pessoas”, disse Trump em entrevista à CNBC na quarta-feira (21). “E eu disse a eles: vocês não podem fazer isso. Se fizerem, vai ser ruim”.

Embora o mercado esteja bem abastecido por enquanto, a Opep e seus aliados, que bombeiam cerca de 40% do petróleo mundial, aumentaram sua produção no ano passado, reduzindo a capacidade ociosa.

“Se tivéssemos um confronto entre os EUA e o Irã que levasse à perda das exportações de petróleo iraniano, simplesmente não restaria muito no tanque da Opep para cobrir isso”, disse Croft.

As preocupações em torno de um conflito regional maior também elevaram os preços, dada a proximidade do Irã com alguns dos maiores produtores de petróleo do mundo — nomeadamente a Arábia Saudita.

“A localização do Irã é estrategicamente muito importante quando pensamos em vias navegáveis ​​críticas como o Estreito de Ormuz, que é um importante ponto para o petróleo, e já vimos o Irã e grupos apoiados pelo Irã atacarem petroleiros e infraestruturas críticas no Golfo”, disse Croft.

Em 2019, o Irã lançou uma série de ataques contra petroleiros no Estreito de Ormuz. Cerca de 20% do petróleo bruto mundial passa por essa estreita via navegável, segundo a EIA (Administração de Informação Energética dos Estados Unidos).

Apesar de recuar nas ameaças de intervenção militar, Trump confirmou à CNBC na quarta-feira que as tarifas de 25% sobre países que fazem negócios com o Irã estão “seguindo adiante”.

As sanções existentes já prejudicaram as exportações de petróleo bruto do país, com a grande maioria indo para refinarias independentes chinesas que compram o óleo com desconto em relação aos preços de referência.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.

MAIS EM Mundo

;