CNBC

CNBCTensão geopolítica: Groenlândia não cederá, enquanto Dinamarca alerta para nova ordem

Mundo

Tensão geopolítica: Groenlândia não cederá, enquanto Dinamarca alerta para nova ordem

Publicado 28/01/2026 • 09:28 | Atualizado há 3 horas

KEY POINTS

  • O primeiro-ministro da Groenlândia, Jens-Frederik Nielsen, emitiu nesta quarta-feira uma mensagem desafiadora sobre o futuro da ilha ártica, insistindo que o território não cederá à pressão estrangeira.
  • “A ordem mundial como a conhecemos, pela qual lutamos por 80 anos, acabou e não creio que retornará”, afirmou a primeira-ministra dinamarquesa, Mette Frederiksen, nesta quarta-feira.
  • Os comentários surgem logo após Nielsen e Frederiksen manterem conversações com o chanceler alemão Friedrich Merz, em Berlim.

AFP

Montagem mostra o primeiro-ministro da Groenlândia, Jens-Frederik Nielsen, ao lado de Donald Trump

O primeiro-ministro da Groenlândia, Jens-Frederik Nielsen, emitiu uma mensagem desafiadora sobre o futuro da ilha ártica nesta quarta-feira, enquanto a Dinamarca alertou que a ordem mundial como a conhecemos agora acabou.

Aparecendo juntos em um fórum na capital francesa enquanto buscam reforçar o apoio de aliados europeus, os líderes políticos procuraram projetar uma frente unida em meio às ameaças do presidente dos EUA, Donald Trump, em relação à Groenlândia.

“A ordem mundial como a conhecemos, pela qual lutamos por 80 anos, acabou e não creio que retornará”, afirmou a primeira-ministra dinamarquesa, Mette Frederiksen, na Universidade Science Po em Paris, França, de acordo com a Reuters.

“O melhor caminho para os EUA e a Europa é permanecermos juntos… Vamos tentar encontrar um caminho a seguir com os EUA. Compartilhamos preocupações sobre a segurança no Ártico. A Rússia não quer a paz com a Europa”, acrescentou ela.

Leia mais: Relação Trump-Groenlândia tensiona laços do MAGA com extrema-direita da Europa

Nielsen, da Groenlândia, disse, por sua vez, que o território dinamarquês autônomo concorda que há necessidade de mais vigilância e segurança no Ártico “devido à forma como a Rússia age agora”.

Ele acrescentou, no entanto, que a Groenlândia não cederia à pressão estrangeira.

“O que estamos fazendo como governo é tentar repelir a pressão externa e lidar com nosso povo, que está com medo e assustado”, disse Nielsen.

Os comentários surgem logo após Nielsen e Frederiksen manterem conversações com o chanceler alemão Friedrich Merz, em Berlim, na terça-feira.

Trump, que há muito defende o controle da Groenlândia, afirmou em um desdobramento surpresa na semana passada que havia garantido a estrutura de um futuro acordo em relação à ilha.

O presidente dos EUA não deu mais detalhes na ocasião, embora tenha dito que as conversas continuariam para se chegar a um acordo.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.

MAIS EM Mundo

;