CNBC

CNBCEXCLUSIVO: Franquias em crise? Entenda o dilema bilionário dos estúdios de Hollywood

Mundo

Enquanto protestos crescem, juíza rejeita pedido de Minnesota para suspender operações anti-imigrantes

Publicado 31/01/2026 • 19:36 | Atualizado há 9 horas

KEY POINTS

  • Em sua decisão, Menendez escreveu que “em última análise, o tribunal considera que o equilíbrio dos prejuízos não favorece de forma decisiva a concessão de uma medida cautelar”.
  • Desde dezembro de 2025, o estado de Minnesota tem sido palco de uma intensa controvérsia em torno da atuação de agências federais de imigração dos EUA, em uma operação ampliada de fiscalização conhecida como Operation Metro Surge.

Reuters

Protestos contra ações do ICE

No sábado, 31 de janeiro de 2026, a juíza federal Katherine Menendez, que atua na Corte Distrital dos EUA em Minneapolis, rejeitou o pedido de liminar para interromper as operações de fiscalização migratória em larga escala no estado.

Minnesota argumentou que a operação federal violava seus direitos estaduais. Porém, em sua decisão, Menendez escreveu que “em última análise, o tribunal considera que o equilíbrio dos prejuízos não favorece de forma decisiva a concessão de uma medida cautelar, indicando que, embora reconheça que a operação tenha impactos e consequências significativas para o estado, os argumentos apresentados não foram suficientes para justificar a suspensão imediata das ações federais.

Protestos em Minnesota e ICE

Nos últimos meses, Minnesota tem sido cenário de protestos em larga escala contra a presença de agentes federais de imigração, em especial o Serviço de Imigração e Controle de Alfândega dos EUA (ICE), como parte da chamada Operation Metro Surge, uma operação ampliada de fiscalização migratória nas áreas metropolitanas de Minneapolis e Saint Paul. As manifestações ganharam força após incidentes violentos envolvendo agentes do ICE e civis, que geraram indignação pública e mobilizaram movimentos sociais, sindicatos e líderes comunitários.

A tensão aumentou significativamente em janeiro de 2026 com a morte de dois cidadãos americanos em confrontos com agentes federais, incluindo um enfermeiro e uma mãe de família, o que ampliou os protestos nas ruas e levou grupos organizados a convocarem uma greve geral e paralisações econômicas simbólicas no estado.

Além das marchas, atos de resistência e confrontos com autoridades ocorreram em Minneapolis, onde muitos manifestantes se reuniram em frente a prédios federais para expressar sua oposição às ações do ICE. Essas mobilizações refletem um clima de forte polarização, com representantes locais e estaduais acusando o governo federal de excesso de autoridade e violação de direitos civis, enquanto o governo mantém que as ações visam fazer cumprir as leis de imigração.

Autoridades de Minnesota, incluindo o procurador-geral Keith Ellison e os prefeitos de Minneapolis e Saint Paul, argumentaram que a presença massiva de agentes federais afetou a vida cotidiana, forçou escolas a fecharem temporariamente, desviou recursos da polícia local e criou clima de medo entre residentes, tanto imigrantes quanto cidadãos. Eles também alegaram que a operação feriu princípios do Décimo Emenda da Constituição dos EUA, que preserva a soberania dos estados frente ao governo federal.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Mundo

;