CNBC

CNBCAções da Pandora sobem após CEO dizer que empresa quer reduzir dependência da prata

Indicadores

Juros altos e importados detém o faturamento da indústria em 2025

Publicado 06/02/2026 • 10:32 | Atualizado há 3 horas

KEY POINTS

  • Faturamento da indústria encerra 2025 praticamente estável, aponta CNI
  • Indicadores mostram perda de ritmo da indústria no segundo semestre
  • Juros altos e avanço das importações pressionam a indústria
Juros altos travam crédito para 80% das indústrias, aponta pesquisa da CNI

Juros altos travam crédito para 80% das indústrias, aponta pesquisa da CNI

Faturamento da indústria fica estável em 2025, aponta CNI

O faturamento da indústria de transformação encerrou 2025 praticamente estável, com variação positiva de apenas 0,1% em relação a 2024, segundo os Indicadores Industriais divulgados nesta sexta-feira (6) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). O resultado reflete a perda de ritmo da atividade industrial ao longo do segundo semestre do ano.

Em dezembro, o faturamento da indústria recuou 1,2% na comparação com novembro, a quarta queda em seis meses. Até junho de 2025, o indicador acumulava alta de 5,7% em relação ao mesmo período do ano anterior, mas a sequência de resultados negativos no segundo semestre reverteu o cenário de crescimento.

Leia também: Omã confirma que mediou conversas indiretas entre EUA e Irã sobre o programa nuclear de Teerã

Segundo semestre concentra enfraquecimento da indústria

A estabilidade observada em 2025 sucede um ano de forte desempenho. Em 2024, o faturamento da indústria havia avançado 6,2%, o maior crescimento em 14 anos. Os dados mais recentes, porém, indicam desaceleração consistente da atividade industrial.

Além do faturamento, outros indicadores reforçam esse movimento. O total de horas trabalhadas na produção caiu 1% em dezembro frente a novembro, no quarto resultado negativo em seis meses. Ainda assim, o indicador fechou 2025 com alta de 0,8% na comparação anual, sustentado pelo desempenho positivo do primeiro semestre.

Capacidade instalada recua ao longo do ano

A Utilização da Capacidade Instalada (UCI) da indústria caiu 0,4 ponto percentual em dezembro, passando de 77,2% para 76,8%. Na média de 2025, a UCI ficou 1,2 ponto percentual abaixo do nível registrado em 2024, sinalizando menor intensidade do uso do parque industrial.

Para a CNI, o enfraquecimento da indústria está associado principalmente ao ambiente financeiro restritivo e ao aumento da concorrência externa.

“Esse desempenho é reflexo do patamar elevado das taxas de juros, que encarecem o crédito para empresários e consumidores. Essa é a principal causa da perda de ritmo da indústria, agravada pela forte entrada de produtos importados, particularmente de bens de consumo”, afirma Larissa Nocko, especialista em Políticas e Indústria da CNI.

Emprego industrial desacelera no fim do ano

O mercado de trabalho da indústria também mostrou sinais de perda de fôlego no fim de 2025. O emprego industrial recuou 0,2% entre novembro e dezembro, no quarto resultado negativo consecutivo. Apesar disso, o setor fechou o ano com crescimento de 1,6% no número de trabalhadores em relação a 2024.

Segundo a CNI, os indicadores de emprego passaram a sinalizar desaceleração mais clara no último trimestre, embora o mercado de trabalho ainda permaneça aquecido em comparação histórica.

Renda do trabalhador industrial perde força

A massa salarial real da indústria caiu 0,3% em dezembro, acumulando a quinta queda em seis meses. No segundo semestre de 2025, o indicador apresentou alta apenas em novembro, de 1,4%. No fechamento do ano, a massa salarial recuou 2,1% em relação a 2024.

O rendimento médio real ficou praticamente estável em dezembro, com variação positiva de 0,2%, após alta de 1,4% em novembro. Ainda assim, o saldo de 2025 foi negativo, com queda de 3,6% frente ao ano anterior, reforçando o quadro de perda de dinamismo da indústria ao longo do ano.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Indicadores

;