CNBC
Washington Post

CNBCCEO do Washington Post, Will Lewis anuncia saída após demissões em massa

Tecnologia & Inovação

Autoridades brasileiras atuam para restabelecer bloqueio à plataforma Rumble

Publicado 09/02/2026 • 11:43 | Atualizado há 4 horas

AFP

KEY POINTS

  • As autoridades brasileiras trabalham para restabelecer o bloqueio do Rumble.
  • A plataforma realizou uma manobra técnica para burlar a proibição imposta em 2025 por descumprir decisões relacionadas ao combate à desinformação.

As autoridades brasileiras trabalham para restabelecer o bloqueio da plataforma de vídeos Rumble, que realizou uma manobra técnica para burlar a proibição imposta em 2025 por descumprir decisões relacionadas ao combate à desinformação.

A Rumble, empresa americana popular entre conservadores e a extrema direita, foi proibida pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por se recusar a bloquear a conta de um usuário brasileiro residente nos Estados Unidos, procurado por difundir informações falsas.

Leia também: Rumble entra em parceria estratégica com a Perplexity, especializada em IA

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) detectou “a possibilidade de acesso irregular à plataforma Rumble no Brasil” e “iniciou imediatamente os procedimentos técnicos para restabelecer o bloqueio”, afirmou o órgão em comunicado enviado à AFP nesta segunda-feira.

Segundo a Anatel, a Rumble burlou o bloqueio ao utilizar “a infraestrutura de outra empresa para alterar seus endereços de IP”, sem que o órgão especificasse quando a manobra ocorreu.

Leia também: Rumble e Trump Media não precisam seguir ordens de Moraes, diz Justiça dos EUA

Em 2024, a rede social X, do empresário Elon Musk, adotou uma estratégia semelhante para driblar um bloqueio imposto por descumprir ordens do STF. Na ocasião, a Anatel conseguiu restabelecer a restrição, que durou 40 dias, até que a plataforma passou a cumprir as determinações da Corte.

De acordo com o comunicado, a Anatel “já identificou os novos IPs (da Rumble) e começou a implementar medidas de bloqueio nas principais redes brasileiras”.

A agência informou ainda que a plataforma deverá voltar a ser totalmente vetada em todo o país “nos próximos dias”.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tem acusado o Brasil de promover “ataques” contra “empresas americanas de redes sociais”.

Essa foi uma das razões citadas por Trump para impor tarifas elevadas sobre produtos brasileiros em 2025 e aplicar sanções a vários ministros do Supremo Tribunal Federal.

A maior parte dessas medidas foi revogada após uma reunião entre Trump e o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, em outubro.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Tecnologia & Inovação

;