Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Alibaba lança IA para robôs e intensifica corrida global pela “IA física”
Publicado 10/02/2026 • 12:06 | Atualizado há 4 horas
YouTube star MrBeast compra o aplicativo de serviços financeiros Step, focado em jovens
Ações da BP caem 5% após petroleira suspender plano de recompra de ações
Kering, dona da Gucci, salta 10% após novo CEO traçar plano de retomada
Cadillac revela pintura para estreia na Fórmula 1 e é processada por Michael Bay
Oracle sobe 9% enquanto setor de tecnologia tenta se recuperar de perda de US$ 1 trilhão
Publicado 10/02/2026 • 12:06 | Atualizado há 4 horas
Florence Lo /Reuters
A Alibaba anunciou nesta terça-feira um novo modelo de inteligência artificial voltado para robótica, ampliando a ofensiva das big techs em um dos segmentos mais disputados da tecnologia atual. Batizado de RynnBrain, o sistema foi criado para ajudar robôs a interpretar o mundo físico, reconhecer objetos e executar tarefas motoras.
Um vídeo divulgado pela DAMO Academy, braço de pesquisa da companhia chinesa, mostra uma máquina identificando frutas e colocando-as em uma cesta. Parece trivial, mas por trás do gesto há algoritmos sofisticados que combinam visão computacional, percepção espacial e planejamento de movimento.
Leia também: Big Techs perdem US$ 1 trilhão e reacendem temor de bolha da IA. Veja como isso afeta o Brasil
A robótica está no centro do conceito conhecido como “physical AI”, um guarda-chuva que engloba sistemas que usam inteligência artificial para interagir com o ambiente real, como carros autônomos, drones e robôs humanoides. A área ganhou prioridade estratégica na China, em meio à disputa tecnológica com os Estados Unidos.
Executivos do setor veem o potencial como gigantesco. O CEO da Nvidia, Jensen Huang, já afirmou que a combinação de IA e robótica representa uma oportunidade de crescimento de trilhões de dólares.
Para a Alibaba, o RynnBrain funciona como porta de entrada nesse mercado e reforça a tração conquistada com sua família de modelos Qwen, considerados entre os mais avançados desenvolvidos no país.
Leia também: OpenAI pode impulsionar a Alexa como parte de um investimento com a Amazon
A companhia chinesa está longe de estar sozinha. A Nvidia mantém um conjunto de modelos voltados para robótica sob a marca Cosmos. O Google DeepMind desenvolveu seu próprio sistema para treinar máquinas capazes de interagir com o mundo real. Já Elon Musk aposta alto na área ao integrar inteligência artificial ao robô Optimus, da Tesla.
Quando o assunto são robôs humanoides, projetados para caminhar e executar tarefas como pessoas, analistas apontam que a China vem abrindo vantagem sobre os Estados Unidos, com empresas locais planejando acelerar a produção ainda neste ano.
Assim como em outros projetos, a Alibaba decidiu adotar uma estratégia de código aberto com o RynnBrain. Isso significa que desenvolvedores poderão usar o modelo gratuitamente, o que ajuda a espalhar a tecnologia e criar um ecossistema ao redor da plataforma.
A abertura dos sistemas foi uma das chaves para a expansão internacional dos modelos da companhia e, agora, pode acelerar a adoção do RynnBrain em laboratórios de pesquisa e startups de robótica ao redor do mundo.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
1
Tesouro Reserva: o que é e como funciona o novo título da B3?
2
NASA adia Artemis 2 após vazamento e redefine cronograma da volta humana à Lua
3
Flamengo: ida de Allan ao Corinthians pode render milhões ao clube; veja valores
4
Relatório aponta distorções bilionárias e crise de liquidez na Patria Investimentos; Fundo nega
5
Raízen esclarece rumores sobre dívida bilionária após questionamento da CVM