CNBC
Pinterest

CNBCEXCLUSIVO: Ações do Pinterest desabam 20% com impacto de tarifas nos lucros; veja o que está acontecendo

Política Brasileira

Após saída de Toffoli, CPMI do INSS pede ao STF devolução de documentos sigilosos de Vorcaro

Publicado 14/02/2026 • 11:45 | Atualizado há 3 horas

KEY POINTS

  • A defesa da CPMI do INSS pediu ao STF que reverta a decisão do então relator do caso Master, Dias Toffoli, e determine a devolução à comissão de documentos sigilosos relacionados a Daniel Vorcaro.
  • Toffoli determinou que dados obtidos por quebras de sigilo fiscal, bancário e telefônico permanecessem sob guarda do presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre.

Reprodução/Redes Sociais

Daniel Vorcaro

A defesa da CPMI do INSS pediu na sexta-feira (13) ao STF (Supremo Tribunal Federal) que reverta a decisão do então relator do caso Master, Dias Toffoli, e determine a devolução à comissão de documentos sigilosos relacionados a Daniel Vorcaro.

Segundo a petição, a decisão de Toffoli determinou que dados obtidos por quebras de sigilo fiscal, bancário e telefônico permanecessem sob guarda do presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre.

Leia também: Master: Renan Calheiros pede fim de “blindagem” em inquéritos

A comissão sustenta que essa custódia é incompatível com a Constituição, que atribui poderes instrutórios exclusivamente às CPIs e não à presidência da Casa.

A CPMI, presidida pelo senador Carlos Viana, afirma que Toffoli já reconheceu a validade das quebras de sigilo autorizadas pelo colegiado, argumento usado para defender que o material deve retornar ao controle direto da investigação parlamentar.

Leia também: Da origem à crise: veja linha do tempo completa do caso Banco Master

O requerimento também pede autorização para compartilhar informações extraídas de celulares de Vorcaro que integram investigação sobre o Banco Master em tramitação no Supremo.

Para a comissão, os dados são “relevantes e determinantes” para esclarecer um suposto esquema de fraudes que teria prejudicado milhões de aposentados e pensionistas.

Os advogados do Senado solicitam ainda que todas as intimações relativas ao caso sejam feitas diretamente aos representantes jurídicos da Casa, sob pena de nulidade processual.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Política Brasileira

;