CNBC
Medalha jogos de inverno

CNBCVeja quanto os atletas ganham por medalha nas Olimpíadas de Inverno de 2026

Notícias do Brasil

Pentágono ameaça romper com Anthropic por restrições ao uso militar de inteligência artificial

Publicado 16/02/2026 • 07:30 | Atualizado há 3 horas

KEY POINTS

  • O Pentágono ameaça encerrar a parceria com a Anthropic após meses de negociações sobre o uso irrestrito de modelos de IA para fins militares.
  • Diferentemente de OpenAI, Google e xAI, a Anthropic resiste a liberar suas ferramentas para desenvolvimento de armas e operações de campo de batalha.
  • A empresa defende limites rígidos contra armas autônomas e vigilância em massa, apesar do uso prévio do modelo Claude em operações reais.
Pentágono

Joshua Roberts / Reuters

O Pentágono está considerando encerrar seu relacionamento com a empresa de inteligência artificial Anthropic devido à sua insistência em manter algumas restrições sobre como os militares dos EUA utilizam seus modelos, informou a Axios no sábado, citando um funcionário do governo.

O Pentágono pressiona quatro empresas de IA para permitir que os militares usem suas ferramentas para “todos os fins legais“, incluindo áreas de desenvolvimento de armas, coleta de inteligência e operações no campo de batalha, mas a Anthropic não concordou com esses termos e o Pentágono está perdendo a paciência após meses de negociações, de acordo com a reportagem da Axios.

As outras empresas incluídas na pressão do governo são a OpenAI, Google e xAI.

Um porta-voz da Anthropic afirmou que a empresa não discutiu o uso de seu modelo de IA, o Claude, para operações específicas com o Pentágono. O porta-voz disse que as conversas com o governo dos EUA, até agora, focaram em um conjunto específico de questões de política de uso, incluindo limites rígidos em relação a armas totalmente autônomas e vigilância doméstica em massa, nenhum dos quais relacionado a operações atuais.

Leia também: Anthropic aposta US$ 20 milhões na regulação da IA e entra no jogo político dos EUA

O Pentágono não respondeu imediatamente ao pedido de comentário da Reuters.

O modelo de IA da Anthropic, o Claude, foi utilizado na operação militar dos EUA para capturar o ex-presidente venezuelano Nicolás Maduro, com o Claude sendo implementado por meio da parceria da Anthropic com a empresa de dados Palantir, informou o Wall Street Journal na sexta-feira (13).

A Reuters relatou na quarta-feira que o Pentágono está pressionando as principais empresas de IA, incluindo OpenAI e Anthropic, para que disponibilizem suas ferramentas de inteligência artificial em redes classificadas (sigilosas) sem muitas das restrições padrão que as empresas aplicam aos seus usuários comuns.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Notícias do Brasil

;