Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Governo Trump inicia retirada de agentes do ICE em Minnesota
Publicado 15/02/2026 • 21:00 | Atualizado há 3 horas
EXCLUSIVO: O desafio das grifes de luxo para reconquistar a ‘nova China’
BCE amplia acesso global à liquidez em euros e tenta fortalecer moeda
Três sinais de que você e seu parceiro podem ser financeiramente incompatíveis
Conheça a designer de 47 anos que faz vestidos de US$ 8 mil para patinadoras olímpicas
O que vem a seguir para Cuba? Trump aumenta a pressão enquanto a ilha fica sem combustível de aviação
Publicado 15/02/2026 • 21:00 | Atualizado há 3 horas
KEY POINTS
ROBERTO SCHMIDT / AFP
Agentes policiais em Minnesota
O coordenador da Casa Branca para a política de fronteiras, Tom Homan, afirmou neste domingo (15) que cerca de 1 mil agentes federais já deixaram a região das Twin Cities, em Minnesota. O movimento é parte da redução da chamada “Operação Metro Surge”, iniciativa do governo Trump para reforçar a fiscalização migratória no Estado.
Em entrevista ao programa Face the Nation, da CBS, Homan disse que uma força “menor” permanecerá temporariamente para dar suporte a agentes ainda em campo e atuar em situações de risco, como episódios de confronto durante operações. Ele não detalhou o número exato de profissionais que continuarão na região.
Leia também:
Usuários relatam dificuldade em criticar o ICE no TikTok dos EUA; empresa relata falha
Segundo o assessor, mais de mil pessoas já foram removidas desde o início da ação e outras centenas devem deixar o Estado nos próximos dias. “Voltaremos ao tamanho original do efetivo”, afirmou.
A Operação Metro Surge foi conduzida pelo Serviço de Imigração e Controle de Alfândega (ICE) e descrita pelo Departamento de Segurança Interna (DHS) como a maior ação de fiscalização migratória já realizada na região. O governo classificou a operação como bem-sucedida.
O endurecimento das medidas, no entanto, gerou reação. Protestos se intensificaram nas áreas de Minneapolis e St. Paul, e grupos locais passaram a monitorar e divulgar a presença de agentes federais. A operação também enfrentou questionamentos após a morte de dois cidadãos americanos, baleados por oficiais federais, o que aumentou a pressão pública e política sobre o governo.
Na semana passada, Homan já havia anunciado a retirada imediata de 700 oficiais federais. Mesmo assim, mais de 2 mil agentes ainda estavam mobilizados em Minnesota. Na quinta-feira (12), ele afirmou que uma “redução significativa” do efetivo estava em curso e continuaria ao longo desta semana.
Leia também:
Milão sob tensão: Jogos de Inverno abrem cercados por protestos, críticas ao ICE e crise de moradia
Apesar da diminuição do contingente no Estado, Homan ressaltou que a política de deportações em larga escala seguirá ativa em outras regiões dos Estados Unidos. Os agentes deslocados devem retornar às bases de origem ou ser realocados conforme as necessidades operacionais.
Questionado sobre a possibilidade de novas operações com o mesmo porte da realizada em Minnesota, o coordenador afirmou que a decisão dependerá do contexto local e das condições enfrentadas pelas autoridades federais.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Jornalista formada pela Universidade Mackenzie e pós-graduada em economia no Insper. Tem passagem pela Climatempo, CNN Brasil, PicPay e Revista Oeste. É redatora de finanças no Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC. Eleita uma das 50 jornalistas +Admiradas da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças de 2024.
Mais lidas
1
Bolsa fecha no Carnaval? Veja como a B3 opera no feriado
2
Baly registra recorde de vendas com energético ‘sabor Tadala’ no Carnaval; Conselho de Farmácia critica produto
3
Procuradoria Geral do RJ ajuíza pedido inédito de falência contra o Grupo Victor Hugo
4
Flamengo x Lanús: veja os preços dos ingressos para a final da Recopa no Maracanã
5
BCE amplia acesso global à liquidez em euros e tenta fortalecer moeda