CNBC
Medalha jogos de inverno

CNBCVeja quanto os atletas ganham por medalha nas Olimpíadas de Inverno de 2026

Economia Brasileira

Entrada de capital estrangeiro anima mercado, mas não garante retomada dos IPOs no Brasil

Publicado 16/02/2026 • 11:22 | Atualizado há 3 horas

KEY POINTS

  • A entrada recente de capital estrangeiro na Bolsa brasileira reacendeu no mercado a expectativa de retomada das aberturas de capital, após cerca de quatro anos de paralisação.
  • Para Alexandre Matias, estrategista-chefe da Monte Bravo, o fluxo ajuda a melhorar o ambiente, mas ainda não assegura uma nova onda de IPOs.
“Ajuda no sentido de que trouxe um renovado interesse para a Bolsa, mudou o patamar de avaliação das empresas”, disse, em entrevista ao Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC nesta segunda-feira (16).

A entrada recente de capital estrangeiro na Bolsa brasileira reacendeu no mercado a expectativa de retomada das aberturas de capital, após cerca de quatro anos de paralisação. Para Alexandre Matias, estrategista-chefe da Monte Bravo, o fluxo ajuda a melhorar o ambiente, mas ainda não assegura uma nova onda de IPOs.

“Ajuda no sentido de que trouxe um renovado interesse para a Bolsa, mudou o patamar de avaliação das empresas”, disse, em entrevista ao Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC nesta segunda-feira (16).

Leia também: EXCLUSIVO: IA em Wall Street – saiba por que a dívida bilionária ofuscou os novos IPOs

Além disso, o Ibovespa acumulou valorização superior a 50% em 12 meses, criando “um clima muito positivo” para o mercado de capitais.

No entando, ele pondera que a demanda ainda é frágil. “O estrangeiro não é um grande comprador de IPOs e o doméstico ainda está muito retraído”, disse.

Como exemplo, destacou que, em janeiro, enquanto entraram R$ 26,5 bilhões de investidores internacionais, quem vendeu ações foram os agentes locais, como instituições financeiras, pessoas físicas e bancos. Segundo ele, o investidor doméstico permanece cético quanto à continuidade do movimento, especialmente diante das incertezas fiscais previstas para os próximos anos.

Leia também: IPO à vista: após 4 anos de “seca”, queda dos juros sinaliza a retomada das aberturas de capital

Matias afirma que há empresas prontas para abrir capital, mas o custo do dinheiro no país ainda é um obstáculo. “Você começa pelo nível de juros no Brasil, a taxa de 15%; uma emissão dificilmente sai com um custo menor do que 20%, 22%. É um custo de capital extremamente elevado.”

Nesse cenário, operações como IPOs e follow-ons podem se tornar alternativas mais baratas de financiamento. “Do lado da oferta de IPOs, as condições são ideais. O problema é do lado da demanda.”

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Economia Brasileira

;