Publicado 22/01/2025 • 10:15
KEY POINTS
Trump considera vender TikTok para Elon Musk ou Larry Ellison.
Pixabay
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira (21), que consideraria a possibilidade de o CEO da Tesla, Elon Musk, ou o presidente do conselho da Oracle, Larry Ellison, comprarem o TikTok.
Durante uma coletiva de imprensa para anunciar uma parceria voltada ao investimento em infraestrutura de inteligência artificial, Trump foi questionado por um repórter se estaria aberto à ideia de Musk adquirir o TikTok.
“Eu estaria, se ele quisesse comprá-lo, sim”, respondeu Trump. “Eu também gostaria que Larry o comprasse.”
O TikTok, que pertence à empresa chinesa ByteDance, enfrenta uma situação incerta nos Estados Unidos após Trump ter assinado, na segunda-feira (20), uma ordem executiva que mantém o aplicativo operando no país por mais 75 dias.
O decreto busca suspender um banimento imposto após a Suprema Corte validar uma lei de segurança nacional que poderia penalizar lojas de aplicativos e provedores de serviços que hospedassem o TikTok, a menos que a ByteDance vendesse a operação.
Analistas avaliam que os negócios do TikTok nos EUA podem valer cerca de US$ 50 bilhões. No entanto, Trump afirmou que o aplicativo “não vale nada” sem uma licença para operar no país, mas poderia atingir um valor de mercado de US$ 1 trilhão caso essa permissão fosse concedida.
Musk, que também é CEO da SpaceX e dono da rede social X, foi um dos maiores financiadores da campanha de Trump e possui grande influência na administração republicana. Já Ellison, um antigo aliado de Trump, lidera a Oracle, empresa que fornece infraestrutura em nuvem para o TikTok nos Estados Unidos.
“Estou pensando em dizer para alguém: compre [o TikTok] e entregue metade para os Estados Unidos da América”, disse Trump. “E nós damos a permissão para operar.”
De acordo com Trump, a ByteDance teria “o parceiro ideal” nos Estados Unidos, o que tornaria a operação “muito lucrativa para eles, em termos de licenças e tudo mais”.
A postura de Trump em relação ao TikTok mudou drasticamente desde o seu primeiro mandato. Em 2020, ele chegou a assinar uma ordem executiva para banir o aplicativo. No entanto, sua tentativa foi barrada por um tribunal federal, que considerou a medida “arbitrária e caprichosa”.
A visão de Trump sobre o TikTok passou a ser mais favorável após um encontro, em fevereiro deste ano, com Jeff Yass, um bilionário doador republicano e investidor da ByteDance, que também possui participação no Truth Social, a rede social de Trump.
O CEO do TikTok, Shou Chew, compareceu à cerimônia de posse de Trump em Washington, D.C., na última segunda-feira (20).
A ByteDance ainda não indicou se venderá o TikTok, mas, segundo relatos, o governo chinês estaria considerando um plano que incluiria Musk como comprador da operação.
Até o momento, Musk, representantes da Oracle e do TikTok não se manifestaram sobre o assunto.
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 NAS PRÓXIMAS SEMANAS: FAST Channels: Samsung TV Plus, Pluto, TCL, LG Channels | Novos Streamings
Mais lidas
Entenda por que Luka Doncic, estrela da NBA, 'perdeu' chance de ter um dos maiores salários da liga
Lei para criptomoedas atreladas a ativos reais é prioridade, diz 'czar de cripto' da Casa Branca
Veja quais são as empresas mais amadas para trabalhar no Brasil, segundo pesquisa
Ações do Spotify sobem 10% após empresa registrar primeiro ano lucrativo
Trump diz que EUA vão assumir e desenvolver Gaza, e que os 2 milhões de palestinos devem sair por enquanto