Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Como o CEO da Nvidia usa IA para aumentar a produtividade no dia a dia
Publicado 31/01/2025 • 14:19 | Atualizado há 5 meses
Apple conquista grande vitória com ‘F1’, mas IA ainda é um problema em Cupertino
Musk apoia as críticas do senador Paul ao megaprojeto de lei de Trump no primeiro comentário desde sua aprovação
Prazo das tarifas de Trump está se aproximando para a Europa
Baidu, o maior buscador da China, reforça seu produto com IA para lutar contra Google e cia
CEO da OpenAI diz estar “politicamente sem teto” e critica Democratas
Publicado 31/01/2025 • 14:19 | Atualizado há 5 meses
KEY POINTS
O CEO também comentou o impacto prático dessa transformação no mundo do trabalho
Divulgação/Nvidia/Blog
O CEO da Nvidia, Jensen Huang, pode ser um dos principais nomes na corrida da inteligência artificial, mas suas interações diárias com chatbots nem sempre são complexas.
Huang, cuja empresa fabrica muitos dos chips de alto desempenho que impulsionam os grandes modelos de linguagem de IA, utiliza uma variedade de chatbots, como o Gemini, do Google, e o ChatGPT, da OpenAI, para ajudá-lo a escrever rascunhos iniciais. Ele mencionou isso em um evento da Wired no mês passado.
“Eu forneço um esboço básico, envio alguns PDFs de palestras anteriores e peço que escreva um primeiro rascunho”, disse ele. “É realmente fantástico.”
Leia também:
E ele não é o único líder do setor de tecnologia a usar chatbots de IA para tarefas simples do dia a dia. O CEO da OpenAI, Sam Altman, disse recentemente, no podcast ReThinking, que usa esses chatbots para resumir documentos.
Já o CEO da Microsoft, Satya Nadella, usa os recursos de IA do Outlook para organizar e priorizar sua caixa de entrada, segundo disse no Fast Company Innovation Festival 2024.
Os três CEOs têm interesse em promover e expandir o uso da IA, mas engenheiros especializados em prompts podem, de fato, economizar tempo ao utilizá-la como assistente de escrita.
Gerar ideias, consolidar informações e automatizar tarefas básicas — todas elas relacionadas à escrita — estão entre as aplicações mais comuns dos chatbots em diferentes níveis profissionais, segundo um estudo da Gallup publicado no ano passado.
No estágio atual da IA, a maioria dos especialistas recomenda seu uso como ferramenta de pesquisa e brainstorming, em vez de confiar nela para versões finais de textos. As respostas dos chatbots apresentam precisão inconsistente e, ocasionalmente, contêm erros factuais, conhecidos como “alucinações”.
A tecnologia está evoluindo rapidamente, disse Huang na feira CES, em Las Vegas, no início deste mês. A própria Nvidia pode ser um exemplo disso: a empresa perdeu quase US$ 600 bilhões em valor de mercado na última segunda-feira (27), registrando um recorde nos EUA para um único dia, após o laboratório chinês de IA DeepSeek anunciar que desenvolveu um grande modelo de linguagem competitivo sem usar chips de última geração.
Desde então, a fabricante de chips se recuperou parcialmente. Na manhã desta sexta-feira, seu valor de mercado era de US$ 3,09 trilhões, tornando-se a terceira maior empresa de capital aberto do mundo, atrás apenas da Apple e da Microsoft.
A previsão de Huang na CES: os humanos devem se preparar para trabalhar ao lado de “agentes” de IA, treinados para coletar dados de múltiplos modelos de IA ao mesmo tempo — teoricamente, chatbots capazes de responder perguntas de forma mais complexa.
Um agente de pesquisa com IA, por exemplo, poderia criar um podcast do zero, incorporando palestras, artigos acadêmicos e relatórios financeiros sobre um setor específico, de acordo com uma apresentação da Nvidia na CES.
Segundo Altman, tais agentes podem entrar no mercado de trabalho ainda este ano, conforme escreveu em um post no blog. No entanto, ainda não está claro exatamente quais responsabilidades eles poderão assumir de forma confiável, qual será o custo de uso e quais setores — além da engenharia de software — poderão integrar essa tecnologia rapidamente.
–
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 NAS PRÓXIMAS SEMANAS: FAST Channels: Samsung TV Plus, Pluto, TCL, LG Channels | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
Grupo Boticário lidera no mercado de perfumaria árabe no Brasil, que avança 380% em 2024
Invest RS abre escritório em São Paulo
“São os melhores seis meses dos EUA”, diz Trump durante assinatura do Megabill
Hoje é Quatro de Julho
Musk apoia as críticas do senador Paul ao megaprojeto de lei de Trump no primeiro comentário desde sua aprovação