Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Se a eleição fosse hoje: Lula venceria todos os adversários em segundo turno, diz Genial/Quaest
Publicado 03/02/2025 • 07:59 | Atualizado há 5 meses
Apple conquista grande vitória com ‘F1’, mas IA ainda é um problema em Cupertino
Musk apoia as críticas do senador Paul ao megaprojeto de lei de Trump no primeiro comentário desde sua aprovação
Prazo das tarifas de Trump está se aproximando para a Europa
Baidu, o maior buscador da China, reforça seu produto com IA para lutar contra Google e cia
CEO da OpenAI diz estar “politicamente sem teto” e critica Democratas
Publicado 03/02/2025 • 07:59 | Atualizado há 5 meses
KEY POINTS
Luiz Inácio Lula da Silva deixa o hospital Sírio-Libanês em 15 de dezembro de 2024
Paulo Pinto/Agência Brasil
Pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta segunda-feira, (03), mostra que, se a eleição fosse hoje, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva venceria todos os candidatos da oposição em todos os cenários de primeiro e segundo turno.
A pesquisa faz parte do levantamento divulgado na semana passada, que mostrou pela primeira vez reprovação do governo Lula maior do que aprovação, e inclui os nomes do deputado federal Eduardo Bolsonaro, do PL, e do cantor sertanejo Gusttavo Lima (sem partido).
Foram traçados quatro cenários para o primeiro turno e seis para o segundo. No primeiro turno, a pesquisa listou oito candidatos: Lula, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), Gusttavo Lima, o influenciador Pablo Marçal (PRTB), Eduardo Bolsonaro, o ex-ministro Ciro Gomes, do PDT, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo) e o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União).
Lula tem entre 28% (cenário sem o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas) e 33% (sem Tarcísio, Marçal e Eduardo Bolsonaro). Tarcísio tem 13% das intenções de voto, seguido por Gusttavo Lima, com 12% a 18%.
No segundo turno, a lista de candidatos exclui Ciro Gomes. Lula tem mais de 40% das intenções de voto em todos os cenários, e Gusttavo Lima é o candidato da oposição que se sai melhor: teria 35% dos votos, contra 41% do presidente – diferença de 6 pontos percentuais.
Contra Eduardo Bolsonaro e Pablo Marçal, Lula abriria 10 pontos de vantagem (44% a 34%) e contra Tarcísio, 9 pontos (43% a 34%). O índice de indecisos varia de 19% a 25%. Na pesquisa espontânea, 78% declaram-se indecisos. Apenas três nomes foram citados: Lula, que aparece com 9% das intenções de voto, empatado com o ex-presidente Jair Bolsonaro. Gusttavo Lima tem 1%, mesmo percentual de “outros”.
A pesquisa foi feita com 4.500 entrevistados, entre os dias 23 e 26 de janeiro, com margem de erro de 1 ponto percentual para mais ou para menos.
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 NAS PRÓXIMAS SEMANAS: FAST Channels: Samsung TV Plus, Pluto, TCL, LG Channels | Novos Streamings
Juliana Colombo é jornalista especializada em economia e negócios. Já trabalhou nas principais redações do país, como Valor Econômico, Forbes, Folha de S. Paulo e Rede Globo.