Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Spark: programa do Sebrae incentiva universitários a criar startups
Publicado 04/02/2025 • 07:07 | Atualizado há 7 meses
Meta fecha acordo com Google Cloud de mais de US$ 10 bilhões
Retirada da Bolsa é mais novo capítulo da queda do Evergrande, gigante do setor imobiliário chinês
Como o Fed de Jerome Powell construiu o caminho para um futuro corte dos juros
Trump comemora participação do governo na Intel e afirma que fará mais negócios para ajudar empresas americanas
Empresas de Musk processam Apple e OpenAI por esquema anticompetitivo
Publicado 04/02/2025 • 07:07 | Atualizado há 7 meses
KEY POINTS
Foto: Pixabay
O Sebrae-SP está com 10 mil vagas abertas para o programa Spark, voltado para universitários que desejam tirar suas ideias ou projetos acadêmicos do papel e transformá-los em startups de sucesso. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 31 de março. O programa tem como objetivo incentivar e capacitar os alunos para que eles possam desenvolver negócios inovadores e de tecnologia.
O Spark é promovido pelo Sebrae for Startups, uma iniciativa do Sebrae-SP dedicada ao apoio às startups paulistas, e busca mostrar o potencial das ideias acadêmicas na criação de novos negócios. O programa oferece uma jornada de capacitação que inclui workshops, mentorias e eventos imersivos, ajudando os participantes a entenderem a viabilidade do seu projeto no mercado.
Alessandra Ruchet, gestora do Spark, explica que o programa vai além de ensinar conceitos de empreendedorismo. “A proposta é mostrar para o aluno, dentro do ambiente acadêmico, se o que ele está estudando e desenvolvendo envolve um problema real. Os especialistas auxiliam na análise de mercado e na verificação de um cenário promissor para o lançamento da startup.”
No ano passado, o programa contou com a participação de mais de mil estudantes de 180 cidades e com a colaboração de 200 instituições de ensino. Durante o período de inscrição, o Sebrae-SP promoverá palestras nas universidades para atrair mais alunos interessados em empreender no setor de tecnologia.
O programa Spark é dividido em duas fases. Na primeira, os participantes terão acesso a workshops online sobre temas como validação de negócios, construção do MVP (Produto Mínimo Viável), marketing, ecossistema de startups e estratégias de pitch. Esses encontros são fundamentais para preparar os alunos para a construção e apresentação dos seus projetos.
Após essa etapa inicial, os projetos serão analisados por especialistas, que fornecerão feedbacks detalhados. Os melhores projetos, selecionados por uma banca avaliadora, terão a chance de participar do Bootcamp, um evento de três dias realizado em São Paulo, onde os participantes poderão aprimorar seus negócios por meio de mentorias, networking e palestras.
O programa terá 60 projetos selecionados, sendo 30 da cidade de São Paulo e 30 do interior do estado. O Sebrae-SP oferece, inclusive, passagens e hospedagem para os participantes do interior paulista, garantindo que todos tenham acesso às oportunidades de aprendizado e crescimento oferecidas durante o Bootcamp.
Mais lidas
Onda de denúncias alerta sobre que cuidados tomar ao adquirir uma franquia para evitar práticas abusivas
Programa Conecta gov.br alcança economia estimada de R$ 3 bilhões no primeiro semestre de 2025 com integração entre sistemas
Semana começa tensa para agronegócio com expectativa de recursos contra suspensão da Moratória da Soja
Nova polícia de imigração de Portugal fecha cerco contra brasileiros irregulares
Produtos perecíveis antes exportados aos EUA poderão ser comprados por estados e municípios sem licitação