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Boeing acumula US$ 2 bilhões em perdas com Starliner após pior ano do programa

Publicado 05/02/2025 • 08:33 | Atualizado há 3 meses

CNBC

Redação CNBC

KEY POINTS

  • As perdas da Boeing com sua espaçonave Starliner ultrapassaram US$ 2 bilhões e continuam aumentando depois de um ano difícil.
  • No verão passado, o primeiro voo da tripulação da Boeing deu errado depois que parte do sistema de propulsão da cápsula apresentou defeito e a NASA decidiu devolver o Starliner vazio.
  • Desde 2014, quando a NASA concedeu à Boeing um contrato de preço fixo de quase 5 mil milhões de dólares para desenvolver o Starliner, a empresa registou perdas no programa quase todos os anos.
Boeing Starliner

Boeing Starliner

Reprodução: Nasa

A Boeing perdeu mais de US$ 2 bilhões e conta com sua espaçonave Starliner, após um ano difícil em que o primeiro voo de astronauta da cápsula se transformou em uma dor de cabeça para a NASA.

O programa Starliner relatou encargos de US$ 523 milhões para 2024, sua maior perda em um único ano até o momento, informou a Boeing em um documento na última segunda-feira (3).

A empresa observou que a Starliner está sob um contrato de preço fixo da NASA, portanto, “há um risco contínuo de que perdas semelhantes possam ter de ser reconhecidas em períodos futuros”.

Desde 2014, quando a NASA concedeu à Boeing um contrato de preço fixo de quase 5 bilhões de dólares para desenvolver o Starliner, a empresa registrou perdas no programa quase todos os anos.

O programa da Boeing compete com a SpaceX, de Elon Musk, que já realizou 10 missões tripuladas para a NASA e continua voando com suas cápsulas Dragon.

No verão passado, o primeiro voo tripulado da Boeing deu errado após parte do sistema de propulsão da cápsula apresentar falhas. Embora a Starliner tenha levado os astronautas Butch Wilmore e Suni Williams para a Estação Espacial Internacional, a NASA decidiu trazer a Starliner de volta vazia e utilizar a SpaceX para retornar a tripulação no início deste ano, uma escolha da agência que recentemente se tornou politizada.

Nem a Boeing nem a NASA forneceram detalhes sobre como ou quando pretendem resolver o problema de propulsão da Starliner.

Na semana passada, a Boeing confirmou que o vice-presidente da Starliner, Mark Nappi, deixou seu cargo, segundo a Reuters. O gerente do programa da ISS da Boeing, John Mulholland, foi nomeado como seu substituto. Mulholland já havia liderado o programa Starliner entre 2011 e 2020.

Há quase quatro meses, a NASA afirmou que estava mantendo “janelas de oportunidade para um possível voo da Starliner em 2025”, mas programou a SpaceX para transportar ambas as tripulações em missões previstas para a primavera e o final do verão.

A NASA especificou então que “o momento e a configuração do próximo voo da Starliner serão determinados assim que houver uma melhor compreensão do caminho da Boeing para a certificação do sistema”.

Desde outubro, a agência não atualizou sobre a Starliner.

Juliana Colombo

Juliana Colombo é jornalista especializada em economia e negócios. Já trabalhou nas principais redações do país, como Valor Econômico, Forbes, Folha de S. Paulo e Rede Globo.

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