Novo Nordisk

CNBC Ações da Novo Nordisk sobem após lucro acima do esperado e aumento nas vendas do Wegovy

Empresas & Negócios

Homens com MBA: pesquisa da USP mostra qual é o perfil do diretor financeiro, o nº 2 das grandes empresas

Publicado 05/02/2025 • 22:30

Redação Times Brasil

KEY POINTS

  • Uma pesquisa feita pelo professor Andson Braga de Aguiar, Professor Associado da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo (FEA-USP) analisou o perfil dos diretores financeiros (CFOs) das empresas listadas na Bolsa de Valores do Brasil (B3).
  • O estudo, que avaliou 355 executivos de 362 empresas, revelou um retrato detalhado desses profissionais, suas formações, experiências e a evolução do seu papel dentro das corporações.
  • Dentre outros resultados, a pesquisa destaca que a maioria dos CFOs brasileiros são homens e têm uma formação acadêmica voltada para áreas ligadas à gestão e finanças.

O cargo de diretor financeiro (CFO) geralmente é o segundo mais importante de uma companhia –atrás do diretor-executivo (CEO). Nas grandes empresas no Brasil, os CFOs são majoritariamente homens (89%), com idades entre 41 e 50 anos e a maioria (60,7%) fez um Master of Business Administration (MBA).

Os dados estão em uma pesquisa feita pelo professor Andson Braga de Aguiar, da FEA-USP. Ele analisou o perfil dos CFOs das empresas listadas na B3.

O estudo, que avaliou 355 executivos de 362 empresas, revelou um retrato detalhado desses profissionais, suas formações, experiências e a evolução do seu papel dentro das corporações.

Formação acadêmica e qualificação profissional

A pesquisa mostra que a maioria dos diretores financeiros brasileiros tem uma formação acadêmica voltada para áreas ligadas à gestão e finanças. Cerca de 93,6% são graduados em Administração, Engenharia, Economia ou Contabilidade, com forte concentração em instituições como USP, FGV e UFRJ.

A grande maioria (86,2%) continuou a estudar depois da graduação.

O estado de São Paulo lidera como o principal polo formador desses profissionais, com 52,4% dos CFOs tendo concluído a graduação no estado.

Trajetória profissional e tempo no cargo

O tempo médio de permanência dos CFOs nas empresas analisadas é de 7,6 anos, mas no cargo atual, essa média cai para 4 anos. Esse dado reforça uma tendência de rotatividade relativamente alta, comum em posições de alto nível estratégico.

A experiência profissional desses executivos se divide entre funções tradicionais e estratégicas. Cerca de 72,9% tiveram passagens por áreas estratégicas como Consultoria e Investment Banking, enquanto 68,5% trabalharam em setores tradicionais de finanças, como Contabilidade e Auditoria.

Outro ponto relevante é o acúmulo de funções: 56% dos CFOs também exercem o cargo de Diretor de Relações com Investidores, uma posição crucial para a comunicação com acionistas e o mercado financeiro.

As empresas analisadas e seus CFOs

O estudo incluiu 362 empresas de diversos setores da economia, das quais 48,1% pertencem ao Novo Mercado da B3, um segmento que exige alto nível de governança corporativa.

Cerca de 21,8% das empresas fazem parte do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE B3), reforçando o comprometimento com boas práticas de governança e ESG.

Entre as companhias analisadas:

  • 35,1% possuem mais de 5.000 funcionários;
  • 41,8% têm ativos financeiros entre R$ 1 bilhão e R$ 10 bilhões.

Os CFOs que atuam em empresas do ISE B3 se destacam por um perfil diferenciado: têm idade média de 47,8 anos e 62% acumulam funções de Relações com Investidores. Além disso, 68,9% possuem experiência em áreas estratégicas como Investment Banking e Consultoria.

Já entre os CFOs de empresas em recuperação judicial, a idade média cai para 46,4 anos. A maioria (54,5%) tem formação em Engenharia e 63,6% possuem MBA.

O CFO como parceiro estratégico do CEO

O estudo também destaca a evolução do papel do CFO dentro das organizações. Antes responsável apenas pela contabilidade e controle financeiro, esse profissional passou a desempenhar um papel fundamental na estratégia corporativa e na tomada de decisões.

Hoje, o CFO brasileiro está envolvido em temas como fusões e aquisições, planejamento financeiro de longo prazo e gestão de riscos. Os dados confirmam essa mudança: 53,2% dos CFOs tiveram experiência anterior em áreas como M&A, Business Development e Structured Finance.

Além disso, a posição de CFO tem se tornado cada vez mais próxima à de CEO. Em algumas empresas, especialmente de menor porte ou em recuperação judicial, o CFO também acumula o cargo de Diretor-Presidente.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 NAS PRÓXIMAS SEMANAS: FAST Channels: Samsung TV Plus, Pluto, TCL, LG Channels | Novos Streamings

MAIS EM Empresas & Negócios