CNBC
Lisa DeNell Cook

CNBCJustiça dos EUA barra tentativa de Trump de demitir Lisa Cook do Federal Reserve

Brasil

Deputada alerta para uso do Tratado de Haia na criminalização de mães que fogem da violência

Publicado 10/02/2025 • 14:06 | Atualizado há 7 meses

KEY POINTS

  • Desde 2016, a Convenção da Apostila de Haia facilita a legalização de documentos entre países signatários, mas também tem impacto em disputas de custódia internacional.
  • Segundo a deputada federal Soraya Santos (PL-RJ), procuradora da Mulher na Câmara dos Deputados, o tratado tem sido aplicado de forma inconstitucional no Brasil, levando à criminalização de mães que retornam ao país com seus filhos após situações de violência doméstica. 
  • "Elas chegam aqui e a Advocacia-Geral da União tem interpretado que são sequestradoras internacionais de crianças", disse Soraya, em entrevista ao ‘Real Time’ desta segunda-feira (10).

Desde 2016, a Convenção da Apostila de Haia facilita a legalização de documentos entre países signatários, mas também tem impacto em disputas de custódia internacional.

Segundo a deputada federal Soraya Santos (PL-RJ), procuradora da Mulher na Câmara dos Deputados, o tratado tem sido aplicado de forma inconstitucional no Brasil, levando à criminalização de mães que retornam ao país com seus filhos após situações de violência doméstica. 

“Elas chegam aqui e a Advocacia-Geral da União tem interpretado que são sequestradoras internacionais de crianças”, disse Soraya, em entrevista ao ‘Real Time’ desta segunda-feira (10).

A deputada destacou que o Tratado de Haia foi criado há 40 anos para evitar casos de alienação parental, mas que hoje se inverteu contra as próprias mulheres que buscam proteção.

“Violência familiar no Brasil é igual a violência contra a criança. Não pode a AGU querer aplicar essa regra e receber essa brasileira como bandida”, disse Soraya, ressaltando que a Constituição garante a proteção dos direitos humanos e da dignidade da mulher e da criança.

Para Soraya, o Brasil tem a obrigação de acolher essas mães. “Não estamos falando de coisas, estamos falando de pessoas. Há mulheres que estão há mais de um ano sem ver os filhos”, disse.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 NAS PRÓXIMAS SEMANAS: FAST Channels: Samsung TV Plus, Pluto, TCL, LG Channels | Novos Streamings

Juliana Colombo

Juliana Colombo é jornalista especializada em economia e negócios. Já trabalhou nas principais redações do país, como Valor Econômico, Forbes, Folha de S. Paulo e Rede Globo.

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Brasil