Presidente do Fed diz que banco central dos EUA não precisa ter pressa para reduzir taxas de juros
Shopify derruba site de Kanye West que vendia camisetas com suástica após anúncio no Super Bowl
Super Bowl atrai público recorde de 127,7 milhões de espectadores
Sam Altman diz que conselho da OpenAI não recebeu “nada oficial de Elon”
Amazon abre loja de produtos de beleza e cuidados pessoais na Itália como parte da expansão física
KEY POINTS
Duas mulheres com semblante cabisbaixo
Reprodução Pexels
Quando alguém faz observações repetitivas sobre nossas características ou hábitos, mesmo que pareçam inofensivas, elas podem se tornar irritantes. O problema é que muitas vezes evitamos expressar nosso incômodo por acharmos que o assunto é insignificante.
No entanto, guardar essa irritação é contraproducente. O ressentimento tende a se acumular até chegarmos a um ponto de explosão emocional por algo que poderia ter sido resolvido com uma conversa franca no início.
A melhor maneira de lidar com um comentário ou piada que fez você se sentir mal é tratá-lo como um problema que você e seu amigo podem resolver juntos, diz Matt Abrahams, professor da Universidade de Stanford e especialista em comunicação.
Da próxima vez que você se pegar pensando que seu amigo disse algo indelicado ou ofensivo, tente ver as coisas do ponto de vista dele. Se você não consegue entender a motivação ou o raciocínio dele sozinho, Abrahams sugere pedir a ajuda dele com as seguintes palavras: “Ajude-me a entender…”
Para ter uma conversa saudável que possa resultar em entendimento mútuo, ele sugere seguir estas etapas:
Todos ficamos magoados com outras pessoas, mas verbalizar isso pode ser extremamente constrangedor, diz Judy Ho, neuropsicóloga e professora da Universidade Pepperdine.
“Não queremos admitir que alguém pode ter um efeito tão grande sobre nós”, diz Ho. “É aceitável admitir que as palavras de alguém tiveram um impacto sobre você. Isso acontece com todos nós”.
Responder dessa forma quando você está magoado não será fácil, diz Ho. Mas se o relacionamento for enraizado no respeito mútuo, a outra pessoa merece — e pode até ser grata por saber — que uma piada fez você se sentir mal.
“Isso valida que essa pessoa é importante em nossas vidas e, com sorte, isso pode nos motivar a melhorar esse relacionamento usando a comunicação direta”, diz Ho.
Mais lidas
Bradesco adquire 50% do Banco John Deere, de olho em agronegócio e construção
Avião colide com veículo na pista, e passageiros registram saída da aeronave; veja os vídeos
OiTV é vendida por R$ 30 milhões
Airbus estuda novos assentos, de dois níveis intercalados, em seus aviões
SP precisa ter 50% dos ônibus elétricos até 2028, diz Justiça; Nunes culpa falta de estrutura