CNBC Ferida após 3 anos de guerra, Ucrânia está encurralada enquanto apoio dos EUA desaparece

Brasil

Ministro da casa Civil de Lula diz que não há crise com relação ao Plano Safra

Publicado sáb, 22 fev 2025 • 3:32 PM GMT-0300 | Atualizado há 15 horas

Estadão Conteúdo

KEY POINTS

  • O ministro-chefe a Casa Civil, Rui Costa, disse há pouco que não existe uma nova crise relacionada à suspensão das linhas subsidiadas do Plano Safra 2024/2025, anunciada pelo Tesouro na última quinta-feira, 20, e parcialmente equacionada pelo anúncio de um crédito extraordinário.
  • Costa reconheceu, no entanto, que há "dificuldades" relacionadas à não aprovação do orçamento, mas que será encontrada uma solução para dar continuidade às liberações.

Imagem de campo de soja

Jaelson Lucas / AEN

O ministro-chefe a Casa Civil, Rui Costa, disse há pouco que não existe uma nova crise relacionada à suspensão das linhas subsidiadas do Plano Safra 2024/2025, anunciada pelo Tesouro na última quinta-feira, 20, e parcialmente equacionada pelo anúncio de um crédito extraordinário.

Costa reconheceu, no entanto, que há “dificuldades” relacionadas à não aprovação do orçamento, mas que será encontrada uma solução para dar continuidade às liberações.

“Não acho que tem crise, não. Temos uma dificuldade formal em relação à não aprovação o orçamento. Mas vai ser encontrada uma solução técnico-jurídica que garanta a continuidade (do Plano Safra)”, disse Costa. Ele falou a jornalistas durante o aniversário de 45 anos do PT, no Rio de Janeiro.

Na sexta, 21, após reclamações vindas do agronegócio, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu “solução imediata para o problema”, e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou que o governo vai editar uma medida provisória para liberar R$ 4 bilhões em crédito extraordinário. A solução definitiva, porém, depende da solução do orçamento.

MAIS EM Brasil