Nvidia: 47% dos varejistas avaliam uso ou estão em fase de implementar IA
Publicado 23/02/2025 • 12:25 | Atualizado há 3 meses
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Publicado 23/02/2025 • 12:25 | Atualizado há 3 meses
O varejo entrou de cabeça na era da Inteligência Artificial (IA). Nove em cada dez empresas do setor utilizam ativamente aplicações de IA ou estão em fase de implementação da tecnologia em suas operações. É o que aponta pesquisa recente da Nvidia, gigante californiana que lidera o mercado mundial de semicondutores e também é conhecida por suas placas de vídeo e notebook gamers.
Do total das instituições consultadas, 42% estão utilizando ativamente IA, 47% avaliam ou se encontram em fase de implementação e apenas 11% não usam. No entanto, o caminho de inovação enfrenta momento de reflexão. “É necessário entender como a IA irá beneficiar os negócios e impactar os consumidores, para equilibrar as expectativas”, afirmou Guilherme Fuhrken, gerente regional de vendas para Varejo e Telecom da Nvidia América Latina.
O principal desafio para os varejistas implementarem IA, aponta a pesquisa, é a falta de pesquisa e conhecimento sobre as ferramentas (33%). Depois disso, empate entre as dificuldades com a contratação de especialistas e falta de verba (31%). Por fim, o entendimento de que a tecnologia não é adequada para os objetivos traçados ou falta de clareza sobre o retorno do investimento (28%). “Acredito que o próximo desafio será como integrar a IA de forma estratégica e eficiente no setor”, disse Fuhrken.
Mesmo com os desafios, as motivações para seguir com a implementação são boas. Quatro a cada cinco respondentes afirmam que a IA pode ajudar a aumentar seu faturamento e, um quarto desse grupo, que ajudou a incrementar suas receitas em mais de 20%. Além disso, 94% também afirmam que a tecnologia ajudou a reduzir custos operacionais anuais – mais de um quarto desse grupo acredita que essa redução foi superior a 20%. É um grande motivo para ampliar a verba da TI e é o que deve acontecer, conforme 97% dos executivos que pretendem ampliar o orçamento destinado à IA no próximo ano fiscal. E 52% planejam aumentar em, pelo menos, 10%.
O varejo digital, ou e-commerce, por sua afinidade natural com a tecnologia, é o segmento do varejo no qual a IA é mais aplicada (57%). Também está sendo implementada no back office, ou nas tarefas administrativas dessas empresas (50%), um pouco menos na cadeia de suprimentos (31%) e nas lojas físicas (31%). Segundo as empresas, os benefícios dessa tecnologia têm sido principalmente na tomada de decisões e geração de insights (43%), no aumento de produtividade e das habilidades dos funcionários (42%) e no aumento da eficiência operacional.
Nos casos de uso, o que causou mais retorno sobre o investimento (ROI) foram os conteúdos de marketing (23%). Em seguida, a análise e segmentação de clientes (19%), recomendações hiper personalizadas (18%), previsão de demanda (17%) e análises preditivas (17%).
Juliana Colombo é jornalista especializada em economia e negócios. Já trabalhou nas principais redações do país, como Valor Econômico, Forbes, Folha de S. Paulo e Rede Globo.
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