Trump ameaça impor tarifas de 25% sobre a UE e afirma que bloco foi criado para prejudicar os EUA
Publicado 27/02/2025 • 10:21 | Atualizado há 2 meses
Amazon desistiu de exibir o custo das tarifas em seus produtos após ligação de Trump para Bezos
Tarifas de Trump pressionam empresas e podem aumentar preços: ‘Pequenas famílias locais são as que pagam por isso’, diz dona de sorveteria
Jim Cramer diz que políticos não devem esquecer que ‘acionistas são um grupo de interesse’
Ações da Super Micro despencam após fabricante de servidores divulgar resultados financeiros preliminares fracos
Snap, do Snapchat, tem crescimento acima do esperado no primeiro trimestre
Publicado 27/02/2025 • 10:21 | Atualizado há 2 meses
KEY POINTS
Donald Trump
Fotos Públicas
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou impor tarifas de 25% sobre as importações da União Europeia, alegando que o bloco econômico e político foi formado “para prejudicar” os EUA.
Na quarta-feira (26), durante a primeira reunião de gabinete de seu segundo mandato, Trump afirmou que as tarifas contra o Canadá e o México entrarão em vigor em 2 de abril e suas medidas comerciais incluirão uma tarifa de 25% sobre produtos da UE.
“Anunciaremos isso muito em breve”, disse Trump a jornalistas. “Será [uma tarifa de] 25%, de modo geral, e isso se aplicará a carros e a todos os outros produtos.”
Leia também:
“Eles realmente se aproveitaram de nós… Eles não aceitam nossos carros, essencialmente não aceitam nossos produtos agrícolas. Eles usam todo tipo de justificativa para isso. E nós aceitamos tudo o que eles nos enviam”, acrescentou.
O presidente tem como prioridade combater o que considera relações comerciais desiguais com alguns dos principais parceiros comerciais dos EUA, citando os déficits comerciais persistentes do país — nos quais importa mais bens e serviços do que exporta — como prova desse desequilíbrio.
Trump afirmou, sem apresentar evidências, que a UE foi criada para minar os EUA.
“Eu amo os países da Europa. Acho que minha família veio de lá em algum momento, há muito tempo, certo? Mas a União Europeia foi formada para prejudicar os Estados Unidos… esse é o propósito dela, e eles fazem um bom trabalho nisso. Mas, agora, eu sou o presidente”, declarou.
A UE foi estabelecida após a entrada em vigor do Tratado de Maastricht, em 1993, baseando-se no sentimento de unidade europeia do pós-guerra. Entre seus objetivos, estão a criação de um mercado interno e o desenvolvimento sustentável.
Dados da Comissão Europeia mostram que a UE teve um superavit comercial de 155,8 bilhões de euros (US$ 159,6 bilhões) com os EUA em 2023 no setor de bens, mas registrou um déficit de 104 bilhões de euros em serviços.
Máquinas e veículos representam a maior parte das exportações da UE para os EUA, seguidos por produtos químicos, bens manufaturados diversos e produtos farmacêuticos.
Tarifas sobre as importações da UE provavelmente resultarão em preços mais altos para os consumidores americanos, com economistas alertando sobre o possível impacto inflacionário dessas medidas.
Os mercados europeus se preparam para uma abertura em forte queda, e a ameaça de tarifas de Trump abalou a UE, que anteriormente havia prometido responder de maneira “proporcional” a tais medidas.
A Comissão Europeia, órgão executivo da UE, reagiu às declarações de Trump comprometendo-se a “reagir de forma firme e imediata contra barreiras comerciais injustificadas, incluindo quando tarifas são usadas para desafiar políticas legais e não discriminatórias”.
Respondendo às alegações de Trump sobre a origem da UE, a Comissão destacou que o bloco beneficiou os EUA.
“A União Europeia é o maior mercado livre do mundo. E tem sido uma vantagem para os Estados Unidos. Ao criar um grande e integrado mercado único, a UE facilitou o comércio, reduziu custos para exportadores americanos e harmonizou padrões e regulações em 27 países. Como resultado, os investimentos americanos na Europa são altamente lucrativos”, afirmou a Comissão em um comunicado à CNBC.
A UE pediu que os EUA trabalhem em conjunto “para preservar essas oportunidades para nossos povos e empresas. Não um contra o outro.”
A possibilidade de tarifas não é novidade, uma vez que Trump já havia ameaçado impor taxas sobre a UE e o Reino Unido. No entanto, o presidente americano indicou anteriormente que um acordo poderia ser alcançado com o Reino Unido, que tem uma relação comercial mais equilibrada com os EUA.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.