Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Ações de tecnologia caem 7% desde a posse de Trump com guerra comercial gerando incertezas
Publicado 04/03/2025 • 13:12 | Atualizado há 6 meses
Texas Instruments anuncia Megaprojeto de US$ 60 bilhões onde a Apple fará chips para iPhone
Agentes do FBI realizam busca na casa de John Bolton, ex-conselheiro de segurança nacional de Trump
Você é inteligente o suficiente para investir em ativos privados? Criar um teste para investidores é um desafio, dizem especialistas
DeepSeek afirma que novos modelos de chips chineses serão equivalentes a análogos americanos
Nvidia pode suspender produção do chip H20 após restrições da China, dizem reportagens
Publicado 04/03/2025 • 13:12 | Atualizado há 6 meses
KEY POINTS
Saul Loeb | Via Reuters
As ações de tecnologia caíram mais de 7% desde a posse do presidente Donald Trump. Novas tarifas deram início a uma guerra comercial e aumentaram o sentimento de aversão ao risco em Wall Street. Nvidia e ações de tecnologia dependentes de peças e fabricação no exterior sofreram perdas significativas, com a fabricante de chips caindo mais de 17% desde que Trump assumiu o cargo.
As ações de tecnologia despencaram mais de 7% desde que o presidente Donald Trump assumiu o cargo em janeiro, com novas tarifas iniciando uma guerra comercial e intensificando o sentimento de aversão ao risco em Wall Street.
Economistas alertaram que a disputa tarifária pode aumentar a inflação e causar ondas de choque no mundo todo, levando investidores a se desfazerem de ações vencedoras para mitigar riscos.
Os temores abalaram as ações de tecnologia que lideraram o mercado após a vitória presidencial de Trump. O setor de tecnologia do S&P 500 caiu 3,5% na sessão de segunda-feira (3), e perdeu 7,6% desde a posse de Trump. As tarifas podem aumentar os custos de fabricação para grandes empresas de tecnologia, como Apple e Nvidia, que montam e fabricam produtos fora dos EUA.
A principal fabricante de chips de inteligência artificial caiu quase 9% na segunda-feira (3) em resposta às tarifas e despencou mais de 17% desde que Trump assumiu o cargo. As ações continuaram a cair na terça-feira (4).
A empresa fabrica a maioria de seus chips em Taiwan, mas produz alguns sistemas mais complexos em outras regiões. A Nvidia informou que planeja produzir alguns chips nas instalações da Taiwan Semiconductor Manufacturing nos EUA, anunciadas na segunda-feira (3).
As ações de semicondutores também tiveram desempenho inferior, com o VanEck Semiconductor ETF caindo quase 14% desde a posse. A Advanced Micro Devices perdeu cerca de 20%, enquanto Broadcom e Marvell Technology caíram mais de 21% e 31%, respectivamente.
Ações de tecnologia de grande capitalização e a Tesla, apoiada por Elon Musk, perderam um terço do valor desde a posse. A Alphabet caiu cerca de 15%, enquanto Microsoft e Amazon caíram pelo menos 10% cada. A Apple teve um aumento de 3%.
Trump destruiu a esperança de um possível acordo de última hora na segunda-feira (3), abrindo caminho para tarifas de 25% sobre o Canadá e o México entrarem em vigor. Trump disse que não havia mais espaço para discutir alternativas após semanas de negociações. Ele também aplicou uma tarifa adicional de 10% sobre produtos chineses.
Os três países responderam às novas tarifas. O Canadá disse que implementaria tarifas retaliatórias já na terça-feira (4), enquanto o México se preparava para anunciar um plano no domingo (9). A China reagiu com uma tarifa de até 15% sobre alguns produtos dos EUA.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
Nova polícia de imigração de Portugal fecha cerco contra brasileiros irregulares
Embraer reage ao tarifaço dos EUA com ofensiva diplomática e comercial
‘Valorizamos quem aprende rápido’, afirma VP sênior da Siemens Energy sobre requalificação da mão de obra
CEO de empresa de tecnologia aponta desafios e soluções para melhorar experiência de uso de dados em casa pelos brasileiros
Pressão política e expectativa por cortes nos juros: o que o mercado espera do discurso do presidente do Fed nesta sexta