Ações de tecnologia caem 7% desde a posse de Trump com guerra comercial gerando incertezas
Publicado 04/03/2025 • 13:12 | Atualizado há 2 meses
Amazon desistiu de exibir o custo das tarifas em seus produtos após ligação de Trump para Bezos
Tarifas de Trump pressionam empresas e podem aumentar preços: ‘Pequenas famílias locais são as que pagam por isso’, diz dona de sorveteria
Jim Cramer diz que políticos não devem esquecer que ‘acionistas são um grupo de interesse’
Ações da Super Micro despencam após fabricante de servidores divulgar resultados financeiros preliminares fracos
Snap, do Snapchat, tem crescimento acima do esperado no primeiro trimestre
Publicado 04/03/2025 • 13:12 | Atualizado há 2 meses
KEY POINTS
Saul Loeb | Via Reuters
As ações de tecnologia caíram mais de 7% desde a posse do presidente Donald Trump. Novas tarifas deram início a uma guerra comercial e aumentaram o sentimento de aversão ao risco em Wall Street. Nvidia e ações de tecnologia dependentes de peças e fabricação no exterior sofreram perdas significativas, com a fabricante de chips caindo mais de 17% desde que Trump assumiu o cargo.
As ações de tecnologia despencaram mais de 7% desde que o presidente Donald Trump assumiu o cargo em janeiro, com novas tarifas iniciando uma guerra comercial e intensificando o sentimento de aversão ao risco em Wall Street.
Economistas alertaram que a disputa tarifária pode aumentar a inflação e causar ondas de choque no mundo todo, levando investidores a se desfazerem de ações vencedoras para mitigar riscos.
Os temores abalaram as ações de tecnologia que lideraram o mercado após a vitória presidencial de Trump. O setor de tecnologia do S&P 500 caiu 3,5% na sessão de segunda-feira (3), e perdeu 7,6% desde a posse de Trump. As tarifas podem aumentar os custos de fabricação para grandes empresas de tecnologia, como Apple e Nvidia, que montam e fabricam produtos fora dos EUA.
A principal fabricante de chips de inteligência artificial caiu quase 9% na segunda-feira (3) em resposta às tarifas e despencou mais de 17% desde que Trump assumiu o cargo. As ações continuaram a cair na terça-feira (4).
A empresa fabrica a maioria de seus chips em Taiwan, mas produz alguns sistemas mais complexos em outras regiões. A Nvidia informou que planeja produzir alguns chips nas instalações da Taiwan Semiconductor Manufacturing nos EUA, anunciadas na segunda-feira (3).
As ações de semicondutores também tiveram desempenho inferior, com o VanEck Semiconductor ETF caindo quase 14% desde a posse. A Advanced Micro Devices perdeu cerca de 20%, enquanto Broadcom e Marvell Technology caíram mais de 21% e 31%, respectivamente.
Ações de tecnologia de grande capitalização e a Tesla, apoiada por Elon Musk, perderam um terço do valor desde a posse. A Alphabet caiu cerca de 15%, enquanto Microsoft e Amazon caíram pelo menos 10% cada. A Apple teve um aumento de 3%.
Trump destruiu a esperança de um possível acordo de última hora na segunda-feira (3), abrindo caminho para tarifas de 25% sobre o Canadá e o México entrarem em vigor. Trump disse que não havia mais espaço para discutir alternativas após semanas de negociações. Ele também aplicou uma tarifa adicional de 10% sobre produtos chineses.
Os três países responderam às novas tarifas. O Canadá disse que implementaria tarifas retaliatórias já na terça-feira (4), enquanto o México se preparava para anunciar um plano no domingo (9). A China reagiu com uma tarifa de até 15% sobre alguns produtos dos EUA.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
Liubliana lidera ranking de cidades mais pró-criptomoedas do mundo
Famosa pelo miojo, Nissin lança chocolate no Brasil; veja detalhes
Waymo e Toyota fecham parceria para levar tecnologia de carros autônomos a veículos pessoais
Tribunal Superior da UE considera ilegais os esquemas de 'passaporte dourado'
Amazon desistiu de exibir o custo das tarifas em seus produtos após ligação de Trump para Bezos