Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
‘O profissional do futuro é, antes de tudo, um ser humano do futuro’, diz especialista em inovação e tecnologia
Publicado 05/03/2025 • 01:13 | Atualizado há 6 meses
Pressão política e expectativa por cortes nos juros: o que o mercado espera do discurso do presidente do Fed nesta sexta
Lançamento do Pixel 10 do Google não foi sobre celulares, mas sim uma jogada estratégica de IA
CEO da Lamborghini sobre tarifas: ‘Para nós, o livre comércio é o caminho certo’
Starbucks expande teste de bebidas com água de coco nos EUA
Reino Unido enfrenta desafio legal por tentar aprovar construção de data center
Publicado 05/03/2025 • 01:13 | Atualizado há 6 meses
KEY POINTS
Em entrevista ao Jornal Times Brasil, Michele Schneider, especialista em inovação e tecnologia, falou sobre as competências necessárias para o profissional do futuro. Com experiência em empresas como Google, TikTok e LinkedIn, Michele destacou a importância de combinar habilidades técnicas com inteligência emocional e letramento tecnológico, que, segundo ela, se tornou essencial para não ficar para trás no mercado de trabalho.
Schneider, que recentemente se dedicou à educação corporativa e está prestes a lançar seu livro O Profissional do Futuro, comentou sobre sua palestra no TEDx, que viralizou por seu impacto emocional. “Eu falo muito do impacto da tecnologia nas carreiras, trazendo dados, mas também toco no lado humano. O profissional do futuro é, antes de tudo, um ser humano do futuro”, afirmou.
Em relação às competências necessárias, ela ressaltou que o profissional do futuro precisa combinar hard skills e soft skills. “O letramento tecnológico se tornou uma das habilidades mais importantes. Se não dominar a tecnologia, o profissional pode ficar para trás”, explicou.
Schneider também enfatizou a importância de habilidades comportamentais como criatividade, aprendizado contínuo e inteligência emocional. Para ela, a criatividade pode ser aprendida e desenvolvida. “A criatividade está em todos nós, mas muitas vezes a sociedade e a escola nos direcionam para um lado mais racional. Ao expandirmos nosso repertório, nos tornamos mais criativos”, afirmou.
Ela também falou sobre a velocidade das mudanças tecnológicas e como os profissionais precisam se reinventar constantemente. “A sociedade atual exige que a gente se reinvente várias vezes ao longo da vida para continuar relevante no mercado de trabalho”, disse.
Ela alertou ainda sobre a importância da saúde mental nesse processo, afirmando que, sem ela, não será possível enfrentar os desafios impostos pela constante transformação. “A saúde mental é fundamental para lidar com o ritmo acelerado das mudanças tecnológicas e com a reinvenção profissional”, afirmou.
Por fim, Michele deu um conselho para as mulheres no mercado de trabalho: “Se autoconhecer é libertador. Quando a gente sabe quem somos e o que é sucesso para a gente, conseguimos tomar decisões mais alinhadas com nossos próprios objetivos”, concluiu.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
‘Valorizamos quem aprende rápido’, afirma VP sênior da Siemens Energy sobre requalificação da mão de obra
Nova polícia de imigração de Portugal fecha cerco contra brasileiros irregulares
BRB aguarda apenas o aval do Banco Central para concluir compra do Banco Master; decisão pode sair a qualquer momento
CEO de empresa de tecnologia aponta desafios e soluções para melhorar experiência de uso de dados em casa pelos brasileiros
Programa Conecta gov.br alcança economia estimada de R$ 3 bilhões no primeiro semestre de 2025 com integração entre sistemas