Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Alibaba anuncia modelo de Inteligência Artificial que rivaliza com a DeepSeek, e ações disparam
Publicado 06/03/2025 • 17:08 | Atualizado há 6 meses
Texas Instruments anuncia Megaprojeto de US$ 60 bilhões onde a Apple fará chips para iPhone
Agentes do FBI realizam busca na casa de John Bolton, ex-conselheiro de segurança nacional de Trump
Você é inteligente o suficiente para investir em ativos privados? Criar um teste para investidores é um desafio, dizem especialistas
DeepSeek afirma que novos modelos de chips chineses serão equivalentes a análogos americanos
Nvidia pode suspender produção do chip H20 após restrições da China, dizem reportagens
Publicado 06/03/2025 • 17:08 | Atualizado há 6 meses
KEY POINTS
Divulgação/Alibaba
A Alibaba, uma grande empresa chinesa de e-commerce, revelou que desenvolveu um modelo de processamento lógico de Inteligência artificial avançada que, segundo a companhia, é semelhante ao R1, da DeepSeek, que fez sucesso no mundo inteiro.
As ações da Alibaba listadas na Bolsa de Hong Kong subiram 8,39% nesta quinta-feira (6) e atingiram o seu valor máximo em 52 semanas –a empresa também está listada na Bolsa de Nova York.
Nesta ano, as ações em Hong Kong subiram 71%.
O nome do sistema de IA da Alibaba é QwQ-32B, que opera com 32 bilhões de parâmetros (nome dado ao processamento de dados por um modelo de IA para gerar uma resposta ou realizar uma tarefa) –o modelo da DeepSeek usa 671 bilhões, com 37 bilhões ativos durante o tempo em que o modelo faz inferências.
Os parâmetros são variáveis que os grandes modelos de linguagem (LLMs) — sistemas de IA capazes de compreender e gerar linguagem humana — aprendem durante o treinamento e utilizam para previsões e tomada de decisões. Um menor número de parâmetros geralmente indica maior eficiência, em meio à crescente demanda por modelos otimizados que consomem menos recursos.
A Alibaba afirmou que seu novo modelo obteve “resultados impressionantes” e que a empresa pode “melhorar continuamente o desempenho, especialmente em matemática e programação”.
Empresas consolidadas e novos concorrentes no setor de IA em todo o mundo estão correndo para desenvolver modelos mais eficientes e potentes desde o lançamento do R1 da DeepSeek, no início deste ano.
As companhias chinesas têm intensificado os investimentos na tecnologia, e a Alibaba aposta em IA desde a estreia de seu primeiro modelo em 2023. O bom desempenho da unidade de computação em nuvem da empresa foi um dos principais fatores para o aumento do lucro no quarto trimestre.
“Olhando para frente, o crescimento da receita da Cloud Intelligence Group impulsionado pela IA continuará acelerando”, disse o CEO da Alibaba, Eddie Wu, na época.
O otimismo em relação aos avanços da IA pode impulsionar as ações da Alibaba e colocar os lucros da empresa “em uma trajetória mais ascendente”, afirmaram analistas da Bernstein.
“O ritmo da inovação está incrivelmente rápido neste momento. É muito positivo ver isso acontecendo”, disse Dan Newman, CEO do Futurum Group, ao programa Squawk Box Europe, da CNBC, nesta quinta-feira.
“Quando a DeepSeek surgiu, fez com que todos se perguntassem: a OpenAI era realmente a resposta definitiva? Ou os gigantes do setor — Microsoft, Google, Amazon — que fizeram investimentos massivos sairão vencedores?”
Ele afirmou que os grandes modelos de linguagem estão se tornando cada vez mais “comoditizados”, à medida que os desenvolvedores buscam reduzir custos e ampliar o acesso aos usuários.
“Com essa maior eficiência e a queda nos custos, também veremos um aumento no uso. A era do treinamento, que impulsionou o primeiro grande boom da IA e beneficiou a Nvidia, foi um momento marcante”, afirmou Newman. “Mas a inferência, ou seja, o uso da IA, é realmente o futuro — e isso vai aumentar exponencialmente o volume de consumo.”
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
Nova polícia de imigração de Portugal fecha cerco contra brasileiros irregulares
Embraer reage ao tarifaço dos EUA com ofensiva diplomática e comercial
‘Valorizamos quem aprende rápido’, afirma VP sênior da Siemens Energy sobre requalificação da mão de obra
CEO de empresa de tecnologia aponta desafios e soluções para melhorar experiência de uso de dados em casa pelos brasileiros
Programa Conecta gov.br alcança economia estimada de R$ 3 bilhões no primeiro semestre de 2025 com integração entre sistemas