Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Fed deve manter juros estáveis diante de riscos inflacionários, diz autoridade
Publicado 10/03/2025 • 19:57 | Atualizado há 11 meses
Nintendo Switch torna-se o console mais vendido da história da gigante dos games
Ações de terras raras disparam após Trump lançar estoque estratégico de US$ 12 bilhões
Moltbook, rede social para agentes de IA, entusiasma Elon Musk
Disney supera expectativas de Wall Street impulsionada por parques temáticos e streaming
Elon Musk avança na junção de suas empresas SpaceX e xAI, antes de um possível IPO
Publicado 10/03/2025 • 19:57 | Atualizado há 11 meses
KEY POINTS
A diretora do Federal Reserve (Fed), Adriana Kugler, disse que "se condições financeiras ficarem restritivas, crescimento pode ser afetado",
Al Drago | Bloomberg | Getty Images (Reprodução CNBC Internacional_
A inflação nos Estados Unidos pode continuar elevada e até voltar a subir, alertou a governadora do Federal Reserve, Adriana Kugler. Diante desse cenário, ela sinalizou que o banco central americano deve manter as taxas de juros no nível atual.
“Estou bastante preocupada com a persistência da inflação que temos observado”, afirmou Kugler em entrevista à CNBC durante o Conference on Monetary Policy Transmission and the Labor Market, na sexta-feira (7).
A dirigente destacou o recente aumento das expectativas inflacionárias, fator que influencia a forma como empresas definem preços e trabalhadores negociam salários. Esse movimento, segundo ela, pode retroalimentar a inflação.
Dados recentes reforçam essa preocupação. O Índice de Confiança do Consumidor da Conference Board mostrou que as expectativas inflacionárias para 12 meses subiram de 5,2% em janeiro para 6% em fevereiro.
“Tenho sido uma grande defensora de políticas que mantenham as expectativas de inflação bem ancoradas. Acho que isso é essencial e tem funcionado bem”, afirmou Kugler.
Olhando para o futuro, Kugler indicou que há riscos de novas altas nos preços. “Acredito que há razões para considerar que podemos ter aumentos de preços e uma inflação mais persistente”, afirmou.
Entre os fatores que podem pressionar os preços, ela mencionou algumas políticas que estão sendo discutidas ou já implementadas pelo governo dos EUA. Essas medidas, segundo Kugler, também podem impactar a atividade econômica.
“Precisamos levar em conta essa persistência inflacionária, seja por diferentes categorias de preços, seja pelas expectativas de inflação, ou mesmo por algumas das novas políticas que estão por vir”, disse.
Kugler também comentou a incerteza em torno das decisões do governo americano sobre tarifas de importação. As negociações com parceiros comerciais e potenciais medidas de retaliação aumentam a imprevisibilidade do cenário econômico.
Analistas e economistas alertam que essas tarifas — e eventuais contramedidas de outros países — podem elevar os preços tanto nos EUA quanto no exterior.
Em seu discurso preparado para o evento, Kugler reforçou que os riscos inflacionários devem influenciar a política de juros do Fed.
“Dado o recente aumento das expectativas de inflação e o fato de que algumas categorias de preços ainda não mostraram progresso em direção à nossa meta de 2%, pode ser apropriado manter a taxa de juros no nível atual por mais algum tempo”, afirmou.
O Federal Reserve reduziu os juros três vezes desde setembro, totalizando um corte de um ponto percentual, antes de manter a taxa estável em janeiro. Atualmente, a taxa básica de juros do banco central americano está entre 4,25% e 4,5%.
Segundo a ferramenta FedWatch, do CME Group, os investidores atribuem 97% de chance de que o Fed mantenha os juros inalterados na reunião deste mês. Para maio, a incerteza aumenta, com uma probabilidade de 63% de manutenção, enquanto as apostas começam a se inclinar para um possível corte em junho.
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
1
Relatório aponta distorções bilionárias e crise de liquidez na Patria Investimentos; Fundo nega
2
Caso Fictor acende alerta e levanta temor de nova onda de recuperações judiciais em 2026
3
EXCLUSIVO: parceira da Eve, da Embraer, Revo quer revolucionar a mobilidade aérea no Brasil com veículos elétricos
4
Disney supera expectativas de Wall Street impulsionada por parques temáticos e streaming
5
Copa do Mundo FIFA 2026: conheça todas as marcas que patrocinam o torneio