TikTok Shop chegará ao Brasil para disputar atenção e clientes no e-commerce
Publicado 11/03/2025 • 10:05 | Atualizado há 2 meses
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Publicado 11/03/2025 • 10:05 | Atualizado há 2 meses
KEY POINTS
O famoso aplicativo de redes sociais e compartilhamento de vídeos, o TikTok, chega ao Brasil em um novo formato: o TikTok Shop. Agora, a plataforma se transforma em um novo portal de vendas, onde o marketplace se funde com a dinâmica da rede social.
Em entrevista exclusiva ao Times Brasil — Licenciado Exclusivo CNBC — nesta terça-feira (10), Fernando Moulin, especialista em transformação digital, comentou sobre a nova face do aplicativo, que já conquistou milhões de usuários.
Segundo Moulin, já faz tempo que o TikTok deixou de ser apenas uma plataforma de vídeos.
“O TikTok Shop faturou em torno de 33 bilhões de dólares em países como Estados Unidos e Indonésia. Nós estamos em uma era que chamamos de ‘era do marketing da atenção’, ou seja, a economia dos criadores de conteúdo. As pessoas passam muito tempo nas redes sociais e esse tempo consome a atenção delas. Naturalmente, quando você vê um produto, uma tendência ou algo de que gosta, isso pode se transformar em uma venda”, explicou.
Ele ainda complementou que o e-commerce cresce cada vez mais, chegando a 13% do total de vendas do varejo.
“Ou seja, é um mercado muito disputado. Nossa Black Friday foi excelente no ano passado. Temos muitos concorrentes, tanto nacionais quanto internacionais, como Mercado Livre, Amazon, Shopee, Temu, Magazine Luiza, entre outras grandes empresas.”
Moulin destaca que é importante acompanhar como as pessoas se comportam na internet para saber como atuar no ambiente digital.
“Os brasileiros passam mais de 30 horas por mês no TikTok, sendo a rede com maior audiência. Então, é natural que você seja estimulado a comprar. Existe um diferencial que o TikTok traz por meio do seu algoritmo: vamos facilitar ao máximo o processo de compra.”
O TikTok Shop vai disponibilizar o ícone de compra em praticamente todo o aplicativo. “Se você está assistindo a uma live, haverá o ícone para compra. Também haverá uma vitrine onde as marcas poderão exibir seus produtos, assim como outros vendedores e parceiros comerciais”, detalhou.
Ele também chamou a atenção de que já existe uma dinâmica consolidada de mercado nesses sites.
“Hoje, quando você vai pesquisar qualquer produto ou serviço, acaba dando aquela navegada no aplicativo. Então, existe uma live, e dentro dessa live, o influenciador fala sobre o produto. Você já pode clicar e comprar, o que facilita muito a compra por impulso, que é o que move o varejo”, concluiu.
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