Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Empresa de baterias para veículos elétricos Northvolt entra com pedido de falência na Suécia
Publicado 12/03/2025 • 08:34 | Atualizado há 9 meses
Publicado 12/03/2025 • 08:34 | Atualizado há 9 meses
KEY POINTS
Carro elétrico.
Pixabay
A fabricante de baterias para veículos elétricos Northvolt anunciou, nesta quarta-feira, que entrou com um pedido de falência na Suécia.
A empresa afirmou que apresentou a solicitação de insolvência após um “esforço exaustivo para explorar todos os meios disponíveis para garantir um futuro financeiro e operacional viável para a companhia”.
“Como muitas empresas do setor de baterias, a Northvolt enfrentou uma série de desafios acumulados nos últimos meses que prejudicaram sua posição financeira, incluindo o aumento dos custos de capital, instabilidade geopolítica, consequentes interrupções na cadeia de suprimentos e mudanças na demanda do mercado”, destacou a empresa.
“Além desse cenário, a companhia também enfrentou desafios internos significativos na ampliação da produção, tanto de maneiras previstas para um setor altamente complexo quanto de formas inesperadas.”
O colapso da Northvolt representa um grande golpe para a ambição da Europa de se tornar autossuficiente e desenvolver sua própria cadeia de fornecimento de baterias para veículos elétricos, a fim de alcançar a China, que domina amplamente esse mercado.
A empresa sueca estava em busca de apoio financeiro para continuar suas operações em meio a um processo de reestruturação nos Estados Unidos sob o Capítulo 11, iniciado em novembro.
“Apesar do suporte de liquidez de nossos credores e principais parceiros, a empresa não conseguiu garantir as condições financeiras necessárias para continuar operando em sua forma atual”, declarou a Northvolt nesta quarta-feira.
A empresa informou que um administrador judicial nomeado por um tribunal sueco supervisionará o processo de falência, incluindo a venda dos negócios e ativos da companhia, além da liquidação das obrigações pendentes.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
1
Quem tem dinheiro no Banco Master vai receber quando? Veja prazos do FGC em casos anteriores
2
Fusão: Comcast faz nova proposta e avança em compra da Warner Bros
3
Prêmio pelo Brasileirão reforça ainda mais o caixa do Flamengo; veja quanto foi o faturamento do time
4
EXCLUSIVO: Shopee, Magalu, Amazon e Mercado Livre, qual gigante está na dianteira da corrida do e-commerce
5
Banco Master: o que falta para os pagamentos começarem?