Quatro atividades do varejo recuam em janeiro ante dezembro, revela IBGE
Publicado 14/03/2025 • 12:22 | Atualizado há 2 meses
Amazon desistiu de exibir o custo das tarifas em seus produtos após ligação de Trump para Bezos
Tarifas de Trump pressionam empresas e podem aumentar preços: ‘Pequenas famílias locais são as que pagam por isso’, diz dona de sorveteria
Jim Cramer diz que políticos não devem esquecer que ‘acionistas são um grupo de interesse’
Ações da Super Micro despencam após fabricante de servidores divulgar resultados financeiros preliminares fracos
Snap, do Snapchat, tem crescimento acima do esperado no primeiro trimestre
Publicado 14/03/2025 • 12:22 | Atualizado há 2 meses
KEY POINTS
Varejo
PexelS
Quatro das oito atividades que integram o comércio varejista registraram quedas nas vendas em janeiro ante dezembro, segundo os dados da Pesquisa Mensal de Comércio, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Na média global, o volume vendido encolheu 0,1%. Houve avanços em Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (5,3%), Combustíveis e lubrificantes (1,2%), Outros artigos de uso pessoal e doméstico (0,7%) e Livros, jornais, revistas e papelaria (0,6%).
Na direção oposta, os recuos ocorreram em Tecidos, vestuário e calçados (-0,1%), Móveis e eletrodomésticos (-0,2%), Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-0,4%) e Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (-3,4%).
No comércio varejista ampliado – que inclui as atividades de veículos, material de construção e atacado alimentício – houve alta de 2,3% em janeiro ante dezembro.
O segmento de Veículos, motos, partes e peças registrou expansão de 4,8%, Material de construção subiu 3,0%, e Atacado alimentício não teve as informações divulgadas, por ter uma série histórica ainda curta para a dessazonalização.
Comparação com janeiro de 2024 De acordo com o IBGE, sete das oito atividades que integram o varejo registraram avanços em janeiro de 2025 ante janeiro de 2024. Na média global, o comércio varejista teve uma expansão de 3,1%.
Houve avanços em Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (6,2%), Outros artigos de uso pessoal e doméstico (4,5%), Móveis e eletrodomésticos (4,4%), Hiper e supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (2,8%), Tecidos, Vestuário e Calçados (2,6%), Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (1,9%) e Combustíveis e lubrificantes (1,1%).
Na direção oposta, o único recuo ocorreu em Livros, jornais, revistas e papelaria (-0,2%). No varejo ampliado, as vendas subiram 2,2% em janeiro de 2025 ante janeiro do ano anterior.
O volume vendido por Veículos, motos, partes e peças subiu 8,9%, Material de Construção teve alta de 3,9%, e Atacado de produtos alimentícios, bebidas e fumo caiu 10,4%.
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Atividade industrial da China cai para o menor nível em quase dois anos em abril devido a tarifas comerciais
Waymo e Toyota fecham parceria para levar tecnologia de carros autônomos a veículos pessoais
Famosa pelo miojo, Nissin lança chocolate no Brasil; veja detalhes
Liubliana lidera ranking de cidades mais pró-criptomoedas do mundo
Trump destaca guerra tarifária em discurso de 100 dias: "Podemos fazer acordos, mas não precisamos"