Zeekr lança sistema avançado de assistência ao motorista e intensifica concorrência na China
Publicado 18/03/2025 • 12:33 | Atualizado há 8 horas
Astronautas da Boeing retornam à Terra após nove meses
Zeekr lança sistema avançado de assistência ao motorista e intensifica concorrência na China
Google anuncia novas atualizações de IA para a área de saúde
Ligação entre Trump e Putin sobre possível acordo de cessar-fogo na Ucrânia termina após mais de 90 minutos
Nvidia anuncia chips Blackwell Ultra e Vera Rubin para inteligência artificial
Publicado 18/03/2025 • 12:33 | Atualizado há 8 horas
KEY POINTS
A versão da Zeekr será gratuita, primeiro lançada para um grupo piloto e depois disponibilizada ao público em abril
Reprodução/ Zeekr
PEQUIM — A montadora chinesa de carros elétricos Zeekr está disponibilizando gratuitamente suas capacidades avançadas de assistência ao motorista para clientes locais, à medida que a concorrência no setor se acirra, afirmou o CEO da empresa, Andy An, à CNBC antes de um evento de lançamento nesta terça-feira (18).
A tecnologia permite que o carro dirija quase autonomamente entre destinos pré-definidos, desde que o motorista mantenha as mãos no volante e haja aprovação regulatória — o que ocorre cada vez mais nas principais cidades chinesas.
Essa iniciativa da Zeekr ocorre enquanto a Tesla tenta atrair mais compradores para sua própria versão do sistema, chamada Full Self-Driving, na China.
Após críticas iniciais de que o software, que custa 64.000 yuans (cerca de US$ 8.850), era muito caro, alguns usuários chineses nas redes sociais afirmaram na última segunda-feira (17) que a Tesla estava oferecendo o sistema gratuitamente para alguns clientes até 16 de abril. A Tesla não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.
A versão da Zeekr será gratuita, primeiro lançada para um grupo piloto e depois disponibilizada ao público em abril, segundo a empresa.
“Neste momento de desenvolvimento, acho que as assinaturas não são tão relevantes”, disse o CEO Andy An em entrevista na última sexta-feira (14), segundo uma tradução da CNBC de seus comentários em mandarim.
Diante da intensa concorrência, An afirmou que a Zeekr precisa reduzir a diferença em relação aos líderes de mercado e se tornar uma das principais empresas do setor. “Precisamos arcar com alguns custos”, disse ele, observando que anteriormente a Zeekr oferecia apenas funcionalidades mais básicas de assistência ao motorista, como suporte para estacionamento.
A Zeekr, que tem ações listadas nos EUA, deve divulgar seus resultados trimestrais na quinta-feira (20), antes da abertura do mercado americano. No acumulado do ano, suas ações subiram cerca de 6%.
Andy An explicou que o sistema de assistência ao motorista da Zeekr utiliza dois chipsets Nvidia Orin X e um sensor lidar — tecnologia de detecção por luz que permite ao veículo navegar sem depender tanto das condições de iluminação natural.
Uma versão futura do sistema contará com um chip automotivo mais avançado da Nvidia, chamado Thor, além de um Lidar de longo alcance e quatro sensores lidar de curto alcance.
“O uso de lidar pode aumentar o custo, mas isso reflete o quanto valorizamos a segurança”, afirmou An. Ele destacou que os carros da Zeekr vendidos no exterior não utilizarão os chips da Nvidia, devido a regulamentações e demandas de mercado diferentes.
O sistema de assistência ao motorista da Zeekr também será incorporado aos carros da marca Lynk & Co., pertencente à empresa, e possivelmente aos veículos de sua controladora, Geely. A Zeekr adquiriu oficialmente a Lynk & Co. este ano.
As vendas das plataformas autônomas da Nvidia impulsionaram a receita da fabricante de chips para o setor automotivo e robótico, que atingiu um recorde de US$ 570 milhões no quarto trimestre do ano fiscal de 2025.
Reforçando a demanda do mercado, a produtora de sensores Hesai informou neste mês que suas entregas de lidar dobraram anualmente por quatro anos consecutivos até 2024.
O CFO da Hesai, Andrew Fan, disse à CNBC que espera um crescimento significativo dos sistemas avançados de assistência ao motorista este ano, em comparação com 2024. Ele citou uma “piada da indústria” segundo a qual o mercado de carros elétricos da China passou de uma guerra de preços para uma guerra de assistência ao motorista.
Nos últimos dois anos, essa tecnologia se tornou um diferencial de venda para veículos de nova energia na China, que incluem carros movidos exclusivamente a bateria e híbridos.
A gigante BYD anunciou em fevereiro que lançará recursos de assistência ao motorista para mais de 20 modelos de seus veículos. Embora os recursos atuais sejam focados em estacionamento e navegação em rodovias, a empresa afirmou que uma atualização para assistência de ponto a ponto deve ser lançada até o final de 2025.
A versão mais básica do sistema da BYD usa chipsets da Horizon Robotics, juntamente com o Nvidia Orin, enquanto versões mais avançadas utilizam exclusivamente chips da Nvidia, de acordo com um relatório do Nomura.
A startup chinesa Xpeng, outra cliente da Nvidia, destacou-se ao oferecer assistência avançada ao motorista como um diferencial desde o início. A empresa vem entregando mais de 30.000 carros por mês desde novembro, impulsionada pelo lançamento do P7+, modelo que também eliminou a necessidade de assinaturas adicionais para o sistema de assistência ao motorista.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
Ações da BYD disparam após nova tecnologia que promete carregar veículos elétricos em cinco minutos
Em aquisição histórica, Google compra Wiz por R$ 182 bilhões
O que esperar da decisão do Copom nesta quarta? Economista avalia cenário
Nvidia anuncia chips Blackwell Ultra e Vera Rubin para inteligência artificial
Panvel acelera expansão e aposta em IA no atendimento ao cliente, diz CEO