“Triplicamos conversões”: CEO da Doris revela como provador virtual com IA transforma o varejo
Publicado 20/03/2025 • 21:48 | Atualizado há 2 meses
Alumínio trava nos EUA: tarifas impostas por Trump não conquistam a indústria; entenda
Bill Gates pretende doar quase toda sua fortuna e encerrar a Fundação Gates até 2045
Ações da Lyft sobem com aumento da recompra da empresa para US$ 750 milhões
Ações da Pinterest sobem 15% com projeções melhores que as esperadas
Com ganhos astronômicos, Palantir está entre as 10 empresas de tecnologia mais valiosas dos EUA
Publicado 20/03/2025 • 21:48 | Atualizado há 2 meses
KEY POINTS
Uma startup brasileira vem chamando atenção no cenário global ao integrar moda e inteligência artificial. A Doris, empresa que desenvolveu um provador de roupas virtual, foi convidada pela NVIDIA para apresentar sua tecnologia na Conferência Anual de Tecnologia (GTC) 2025, em San José, na Califórnia. Além disso, foi a responsável por equipar a loja oficial da gigante dos chips no evento.
Com operação híbrida – tanto online quanto em lojas físicas –, a tecnologia da Doris permite que o cliente experimente peças virtualmente a partir de apenas duas fotos, visualizando diferentes tamanhos no próprio corpo. A solução já demonstrou resultados significativos: redução de mais de 60% nas devoluções e aumento de até três vezes na taxa de conversão de vendas no e-commerce. Em lojas físicas, os clientes que utilizam o sistema impulsionam as vendas entre 30% e 50%.
A Doris se posiciona como uma fashion tech que busca eliminar as barreiras entre o digital e o físico. O consumidor pode ter a mesma experiência em casa e no ponto de venda, utilizando QR Codes e o próprio celular para visualizar roupas sem precisar prová-las fisicamente. A tecnologia também se mostra eficaz em mercados com restrições culturais. No Oriente Médio, por exemplo, mulheres que evitam provadores físicos por questões de privacidade conseguem usar o sistema de forma segura e discreta.
Além do Catar, onde já está em operação em seis lojas e no e-commerce de um grande grupo local, a Doris atua no Chile, Ucrânia e Brasil, com negociações em andamento nos Emirados Árabes e Arábia Saudita. Por aqui, a empresa já tem 25 contratos assinados e a maioria em fase de prova de conceito, com planos de acelerar a expansão nacional ainda em 2025.
A privacidade é outro ponto de atenção. De acordo com a empresa, todas as imagens são processadas localmente no celular do usuário, sem armazenamento em servidores nem acesso humano. Os dados são tratados de forma estatística e não ficam vinculados a informações pessoais, a menos que o usuário opte por isso.
O reconhecimento internacional veio também da Oracle. Durante a divulgação dos resultados da companhia, o fundador Larry Ellison citou a Doris como uma das empresas que estão transformando o mundo com tecnologia.
Fruto de quatro anos de desenvolvimento, a solução da Doris é alimentada por inteligência artificial do início ao fim, com uma equipe distribuída entre o Brasil, América Latina e outros países. A expectativa da empresa é consolidar sua presença global e ampliar sua atuação no mercado brasileiro nos próximos meses, oferecendo ao varejo de moda ganhos operacionais, maior conversão e uma experiência de compra mais eficiente e sustentável.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Acordo de Trump com o Reino Unido envia uma mensagem clara: tarifas de 10% vieram para ficar
Bow-e aposta em modelo por assinatura para democratizar o acesso à energia renovável
Frank Abagnale, o golpista que virou referência em segurança, participa de brincadeira no SAS Innovate 2025
Quem é Robert Prevost, o novo papa eleito com o nome de Leão XIV
O que está no novo acordo comercial EUA-Reino Unido?