Intercâmbio em alta entre brasileiros de todas as idades; especialista explica
Publicado 21/03/2025 • 22:35 | Atualizado há 14 horas
EXCLUSIVO: CEOs da Nvidia e da Cisco falam sobre a disputa pela liderança global em inteligência artificial
Tesla faz recall de 46 mil Cybertrucks, citando painel que pode aumentar ‘risco de colisão’
Elon Musk recebe intimação judicial em processo da SEC por falha na divulgação de ações do Twitter
AstraZeneca investirá US$ 2,5 bilhões em centro de P&D em Pequim
Trump diz que ‘haverá flexibilidade’ nas tarifas recíprocas
Publicado 21/03/2025 • 22:35 | Atualizado há 14 horas
KEY POINTS
Com menos de 4% da população fluente em um segundo idioma, o Brasil se posiciona como um mercado promissor para o setor de intercâmbio. A crescente demanda por programas educacionais no exterior — que vão desde cursos de idiomas até formações acadêmicas completas — reflete uma busca cada vez maior por qualificação internacional. Em entrevista ao Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC, o CEO da CI Intercâmbio, Celso Garcia, destacou o avanço desse segmento e o papel da companhia, que já enviou mais de 700 mil pessoas para o exterior.
“A CI tem se consolidado como uma das líderes do setor”, afirmou Garcia. Segundo ele, o mercado brasileiro de intercâmbio ainda tem muito espaço para crescer, especialmente diante da baixa proficiência linguística entre os brasileiros. Ele observa que a procura por experiências no exterior hoje abrange diferentes perfis e faixas etárias, incluindo desde adolescentes até pessoas da terceira idade.
“O nosso maior público está na faixa de 20 a 35 anos, que busca aprender um segundo idioma e investir na sua formação”, explicou. No entanto, o executivo também destacou o aumento da procura por parte de estudantes menores de 18 anos — atraídos por programas de férias e high school — e de pessoas com mais de 60 anos que enxergam o intercâmbio como uma oportunidade de desenvolvimento pessoal.
Entre os destinos mais procurados, Garcia apontou Canadá, Austrália e Irlanda como líderes em preferência, mas ressaltou o crescimento expressivo de países como Malta e Emirados Árabes Unidos, especialmente Dubai.
“Hoje, Malta e Dubai se destacam entre os brasileiros interessados em cursos de inglês ou em programas que combinam estudo e trabalho”, disse. Ele acrescenta que a imigração legal para esses destinos tem se tornado mais acessível, impulsionada pela demanda por mão de obra qualificada e pela boa aceitação dos brasileiros no mercado internacional.
A diversificação geográfica dos programas é uma das apostas da CI. Garcia revelou que a empresa lançou recentemente opções de intercâmbio para a Coreia do Sul, país que tem despertado o interesse de jovens atraídos pela cultura pop local, como o K-pop e as produções televisivas coreanas.
“Os programas para a Coreia do Sul têm sido muito procurados, especialmente pela influência da cultura pop”, afirmou.
Para ampliar o acesso e a informação sobre os programas disponíveis, a CI realizará a sua Feira de Intercâmbio em diversas cidades brasileiras. O objetivo é democratizar o acesso à educação internacional e atender públicos de todas as idades e regiões do país.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Lula quer troca no comando da Previ e tem diretor de Participações como favorito
Aeroporto de Heathrow, em Londres, reabre após incêndio, mas passageiros devem esperar atrasos
“Estamos democratizando o acesso”, diz fundador de lavanderia self-service
25 de Março tem metro quadrado mais caro que Higienópolis e Jardim Paulista, estudo avalia motivos
Inter Miami CF, time de Lionel Messi, vai oferecer experiência imersiva para apresentar futuro estádio; veja fotos