Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Cadastro Positivo amplia concessão de crédito e reduz inadimplência, aponta estudo
Publicado 24/03/2025 • 14:01 | Atualizado há 7 meses
“Deusa da riqueza”, chinesa é condenada pelo maior golpe em criptomoedas da história
Fintech avaliada em US$ 7,3 bilhões abre nova rodada de financiamento
Alibaba diz que seus gastos com IA em e-commerce já estão no ponto de equilíbrio
Rendimentos do Tesouro Americano caem enquanto pesquisa do Fed da Filadélfia mostra fraqueza regional
Bolha da IA ameaça mercado, mas chance de uma correção é “muito alta”, diz ex-executivo da Meta
Publicado 24/03/2025 • 14:01 | Atualizado há 7 meses
KEY POINTS
A Serasa Experian analisou o impacto do Cadastro Positivo na concessão de crédito e na inadimplência.
Pixabay.
Um estudo da Serasa Experian analisou o impacto do Cadastro Positivo na concessão de crédito e na inadimplência. Os dados indicam que as empresas que utilizam essas informações aumentaram, em média, suas taxas de aprovação de crédito em 22%.
A pesquisa considerou uma base de 2 milhões de CPFs e diferentes faixas de inadimplência do mercado, variando entre 3% e 10%. Em todas as categorias, houve crescimento nos índices de concessão de crédito. Para empresas que operam com inadimplência em torno de 4%, por exemplo, a taxa de aprovação subiu de 20% para 27%, um aumento de 35%.
Leia também:
A análise do histórico de pagamentos também contribuiu para uma redução média de 12% na inadimplência. Comparando taxas de aprovação entre 20% e 80%, observou-se queda nos índices em todas as faixas analisadas.
Empresas que costumam aprovar cerca de 20% das solicitações de crédito puderam elevar essa taxa para 30% ao incorporar informações sobre hábitos de pagamento, um crescimento de 50% na aprovação sem aumento do risco. Já para empresas com aprovação em torno de 40%, o índice subiu para 50%, representando um acréscimo de 25% na concessão de crédito.
O estudo apontou que o Cadastro Positivo também aprimorou a precisão dos modelos de crédito. A inclusão dessas informações aumentou em 4 pontos percentuais a métrica KS (Kolmogorov-Smirnov), utilizada para avaliar a capacidade dos modelos de diferenciar bons e maus pagadores.
O setor de varejo foi o mais beneficiado, com um ganho de quase 5 pontos percentuais. Bancos e financeiras registraram um avanço de 4,66 pontos percentuais, enquanto cooperativas tiveram um aumento de quase 2 pontos percentuais.
Segundo Camila Abdelmalack, todos os componentes do Cadastro Positivo se complementam para esse cenário benéfico. “Em um cenário macroeconômico desafiador, o acesso às informações dos consumidores é fundamental. Isso permite a criação e melhoria dos produtos de crédito e, consequentemente, das análises e concessões”, afirma.
O estudo foi realizado com uma amostra de aproximadamente 2 milhões de CPFs anonimizados, representativos do cenário brasileiro e ativos no mercado de crédito.
Foram comparados modelos que utilizam dados do Cadastro Positivo com aqueles baseados apenas em informações negativas, considerando três fatores principais: taxa de aprovação, precisão dos modelos (KS) e setores beneficiados.
Os dados de inadimplência utilizados refletem médias do mercado e podem variar conforme o perfil de cada cliente.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Santander, Travelex e Genial são investigados por evasão de divisas bilionária do crime organizado
Óleo na pista: após doze horas de caos, cancelamentos em série e prejuízo milionário, Santos Dumont inicia noite com operação especial
EXCLUSIVO: Presidente dos Correios prepara trocas nas diretorias como parte do ‘choque de gestão’ para conter rombo bilionário
Embraer fecha parceria com o Grupo Mahindra para fabricar cargueiro militar na Índia
Netflix e Spotify fecham parceria para levar podcasts à plataforma de vídeo