O ‘erro fatal’ que a maioria das pessoas comete ao iniciar um negócio, segundo professor de Stanford
Publicado 24/03/2025 • 16:25 | Atualizado há 4 dias
Alibaba registra alta de 60% nas ações, impulsionada por IA e retorno de Jack Ma
CEO do Snapchat: ‘Dou uma tarefa ‘quase impossível’ para meus funcionários no primeiro dia – assim, eles ‘já falham’ logo cedo
Pony.ai consegue autorização para operar táxis autônomos no Vale do Silício da China
Japão e Brasil prometem fortalecer laços estratégicos em meio a preocupações com segurança e comércio
Gigantes da tecnologia dos EUA apostam em robôs humanoides, mas analistas afirmam que a China já está à frente
Publicado 24/03/2025 • 16:25 | Atualizado há 4 dias
KEY POINTS
Muitos empreendedores cometem um erro fatal ao iniciar um novo negócio, comprometendo suas chances de sucesso antes mesmo de começar. Quem faz esse alerta é Steve Blank, professor adjunto da Universidade de Stanford, investidor e cofundador de quatro startups.
O erro? Não pesquisar seus clientes antes de definir o tipo de empresa que deseja criar e os produtos ou serviços que pretende oferecer.
“Já vi isso acontecer um milhão de vezes”, diz Blank, que ajudou a construir oito startups de tecnologia e escreveu quatro livros sobre empreendedorismo.
Segundo Blank, muitos empreendedores começam com uma ideia e só depois tentam descobrir como vendê-la, sem antes confirmar se há, de fato, demanda para aquilo.
“As perguntas mais importantes são: ‘Quem são meus clientes?’ e ‘O que eles querem?’”, explica Blank, que vendeu sua última startup, a empresa de software empresarial Epiphany, por US$ 329 milhões em 2005.
Para evitar esse erro, ele orienta seus alunos a saírem do escritório ou da sala de aula e conversarem diretamente com os potenciais clientes. Esse contato inicial é essencial para validar a ideia de negócio e garantir um bom encaixe entre produto e mercado.
Essa abordagem não é exclusiva de Blank. A Administração de Pequenos Negócios dos EUA recomenda que empreendedores busquem feedback do público-alvo o quanto antes.
A falta de atenção às necessidades do cliente pode determinar o sucesso ou o fracasso de um negócio, reforça Robert Herjavec, investidor e estrela do programa Shark Tank.
“É natural se apegar ao seu produto ou serviço, mas o sucesso depende de enxergar seu valor pelos olhos do cliente”, escreveu Herjavec em um post recente no LinkedIn.
Alberto Perlman, cofundador e CEO da Zumba Fitness, concorda. Em entrevista à CNBC Make It, ele destacou que o maior erro dos empreendedores é acreditar que sabem mais do que o próprio cliente.
“Você precisa estar sempre ouvindo – e ouvindo nas entrelinhas – o que seu cliente realmente quer”, disse Perlman.
O próprio Blank viveu esse erro na prática. Em 1993, ele cofundou a Rocket Science Games, uma desenvolvedora de jogos eletrônicos. Com uma equipe de engenheiros talentosos e trailers impressionantes, a startup conquistou investidores e levantou US$ 35 milhões.
A empresa chegou até a estampar a capa da Wired, sendo apontada como a próxima grande promessa do Vale do Silício. Mas havia um problema grave: os clientes odiaram os jogos.
“Eles eram ruins”, admitiu Blank à Fast Company em 2014.
Sem vendas suficientes, a Rocket Science Games fechou as portas em 1997, tornando-se um dos grandes fracassos da indústria de tecnologia.
Se tivesse seguido o próprio conselho e testado a aceitação do público antes de investir tanto dinheiro e esforço, Blank acredita que teria evitado essa falha ou mudado completamente a trajetória da empresa.
“O que me matou foi o excesso de confiança”, afirma Blank. E finaliza com um aviso direto para empreendedores: “Não acredite no seu próprio discurso. É muito fácil se convencer da sua paixão e visão.”
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
Movimentação bilionária: BRB adquire Banco Master e reforça estratégia nacional
BTG teria tentado comprar o Banco Master antes da aquisição do BRB
Mudança nas regras: Itália restringe cidadania para descendentes no exterior
Nesta sexta, governo de SP realiza leilão de concessão das linhas 11, 12 e 13 da CPTM
Alibaba registra alta de 60% nas ações, impulsionada por IA e retorno de Jack Ma