Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Contratação por projeto cresce 30% e ganha força entre grandes indústrias
Publicado 24/03/2025 • 21:28 | Atualizado há 6 meses
Primeiro-ministro perde voto de confiança no Parlamento da França
Dan Ives será presidente de empresa que comprará Worldcoin, apoiada por Sam Altman, para seu tesouro corporativo
Para especialistas, impacto da IA na força de trabalho ainda é ‘pequeno’, mas não é ‘zero’
Gigantes de private equity avançam sobre Wall Street em meio à guerra global por talentos
Volkswagen mira liderança na Europa com aposta em veículos elétricos acessíveis
Publicado 24/03/2025 • 21:28 | Atualizado há 6 meses
KEY POINTS
O modelo de contratação por projeto, também conhecido como Staff Loan, tem ganhado força no Brasil, especialmente nos setores industrial, varejista e de serviços. Dados exclusivos obtidos pelo Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC revelam que a Assigna, uma das marcas da holding Talenses Group, registrou um crescimento de 30% em 2024 nesse tipo de contratação.
Em entrevista ao canal, Luiz Valente, CEO da Talenses Group, afirmou que a expansão está ligada à maior adesão de empresas à modalidade de contratação temporária ou terceirizada. “Sete dos nossos dez maiores clientes no ano passado foram indústrias. Isso mostra como o setor industrial tem buscado alternativas flexíveis e seguras para compor seus times sem ampliar o quadro fixo de colaboradores”, destacou.
A modalidade de Staff Loan, comum nos Estados Unidos, Europa e Ásia, passou a ganhar tração no Brasil após a reforma trabalhista de 2017, que ampliou a segurança jurídica desse tipo de contratação. “Hoje, empresas contratam profissionais qualificados por tempo determinado, para projetos específicos, com agilidade, flexibilidade e baixo risco trabalhista”, explicou Valente.
Segundo ele, a Assigna, marca especializada do grupo para esse tipo de serviço, tem mantido uma média de crescimento anual entre 20% e 25% nos últimos cinco anos. Em 2024, esse índice ultrapassou os 30%. O CEO também observa que há uma mudança de mentalidade por parte dos próprios profissionais: “Antes, todos queriam estabilidade com carteira assinada. Agora, muitos preferem atuar por projeto, ganhando experiência em diferentes setores e culturas organizacionais.”
A tendência deve se intensificar, segundo Valente, à medida que mais empresas enxergam o modelo como estratégico. “Quando um contrato se encerra, muitas vezes já temos outro projeto em andamento para direcionar aquele mesmo profissional. Isso mantém a empregabilidade e dinamiza o mercado”, finalizou.
Essa transformação estrutural no mercado de trabalho pode representar uma nova fronteira para a eficiência operacional das empresas e o desenvolvimento profissional dos trabalhadores no Brasil.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Itaú demite mil funcionários após investigação sobre trabalho remoto
Dan Ives será presidente de empresa que comprará Worldcoin, apoiada por Sam Altman, para seu tesouro corporativo
A nova cartografia da liderança: IA, talento, geração Z, o humano, o planeta, os modelos de negócios e os vínculos na era digital
Café brasileiro tenta entrar em lista de exceções às tarifas dos EUA
MBRF Global Foods, empresa surgida com a fusão entre Marfrig e BRF, passa a negociar ações na B3 ainda este mês