Jusbrasil lança assistente de inteligência artificial para advogados
Publicado 25/03/2025 • 20:04 | Atualizado há 6 dias
Na era Trump, empresas reformulam esforços para diversidade e inclusão, mas não desistem
Imagens virais de IA no estilo Studio Ghibli reacendem debate sobre direitos autorais
Os 10 prós e contras de morar sozinho pela primeira vez, segundo psicóloga
Pílula da Novo Nordisk reduz em 14% o risco cardiovascular em diabéticos após quatro anos
Taiwan acusa maior fabricante de chips da China de recrutar talentos ilegalmente
Publicado 25/03/2025 • 20:04 | Atualizado há 6 dias
KEY POINTS
Jusbrasil lança assistente de IA para advogados.
Pixabay.
O Jusbrasil anunciou o lançamento do Jus IA, um assistente jurídico baseado em inteligência artificial generativa. A ferramenta foi desenvolvida para fornecer respostas fundamentadas em normas, decisões e jurisprudência, reduzindo riscos de informações imprecisas.
Segundo Marcelo Alcântara, Chief Product Officer do Jusbrasil, a confiabilidade é um dos principais desafios da aplicação da IA no Direito. “Advogados não podem confiar em respostas erradas ou sem embasamento. Criamos o Jus IA para suprir essa lacuna, garantindo respostas fundamentadas em dados jurídicos reais”, afirmou.
O Jus IA utiliza a base de dados do Jusbrasil, que conta com mais de 1,2 bilhão de documentos. Além disso, a ferramenta é supervisionada por especialistas jurídicos em um processo conhecido como Human-in-the-Loop (HITL), no qual há calibração contínua das respostas para garantir aderência à prática jurídica.
O Jusbrasil também desenvolveu um modelo próprio de inteligência artificial treinado com a base de dados jurídicos da plataforma, em parceria com a Maritaca AI, empresa especializada em modelos de linguagem. De acordo com Alcântara, essa iniciativa foi uma evolução da atuação da empresa. “Nosso DNA sempre foi aplicar inteligência sobre a informação jurídica. Ampliamos essa expertise ao incorporar IA de maneira mais profunda em nossos produtos”, disse.
O Jus IA oferece três funcionalidades principais: pesquisa jurídica, criação de peças jurídicas e análise de referências. A ferramenta permite que advogados realizem pesquisas com base na jurisprudência disponível, gerem documentos jurídicos estruturados e verifiquem a validade de citações jurídicas em textos.
A pesquisa “Impacto do Uso da IA no Direito”, conduzida por OAB-SP, Jusbrasil, Trybe e ITS Rio, indicou que 68% dos profissionais consideram essencial a supervisão humana para garantir a precisão das respostas. Além disso, 55% já utilizam inteligência artificial em atividades como pesquisa jurídica e elaboração de documentos.
O Jus IA foi desenvolvido em conformidade com diretrizes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), trazendo referências diretas aos documentos jurídicos utilizados nas respostas. “Somos a maior plataforma jurídica do mundo em número de usuários, com mais de 30 milhões por mês. Com o Jus IA, buscamos oferecer previsibilidade e segurança no uso da inteligência artificial no Direito”, afirmou Luiz Paulo Pinho, cofundador do Jusbrasil.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Amazon lança agente de IA e entra em concorrência direta com OpenAI e Anthropic
CGU e AGU assinam acordo de leniência com Trafigura Beheer B.V. e empresa pagará mais de R$ 435 milhões
“O BC começa a analisar formalmente o negócio”, diz presidente do BRB sobre compra do Master
França multa Apple em US$ 162 milhões e pode enfrentar reação de Trump
O remédio vai ficar mais caro hoje? Entenda o reajuste e quais medicamentos ficam de fora