Prefeitura de SP libera construção de mais prédios na Faria Lima, mas custos podem desafiar mercado
Publicado 26/03/2025 • 16:06 | Atualizado há 6 dias
Criadores e marcas do TikTok seguem otimistas antes do segundo prazo de banimento nos EUA
Política francesa pode ficar ‘ainda mais bagunçada’ enquanto Le Pen protesta contra proibição, alertam analistas
China inicia exercícios militares perto de Taiwan, e adverte que ‘independência’ da ilha significa guerra
Casa Branca confirma que tarifas de Trump do dia 2 “entrarão em vigor imediatamente” após anúncio
DOJ buscará pena de morte para Luigi Mangione no caso de assassinato do CEO Brian Thompson
Publicado 26/03/2025 • 16:06 | Atualizado há 6 dias
KEY POINTS
Trânsito da avenida Brigadeiro Faria Lima, em Pinheiros.
Rovena Rosa/Agência Brasil
A Prefeitura de São Paulo regulamentou, na última sexta-feira (21), a revisão da lei da Operação Urbana Consorciada Faria Lima (OUCFL), permitindo a construção de mais 250 mil metros quadrados de edificações na região da avenida. Apesar da liberação, as incorporadoras ainda terão que avaliar a viabilidade econômica dos projetos diante dos custos elevados.
A revisão havia sido aprovada em julho do ano passado, mas para que essa área adicional seja efetivamente utilizada, a prefeitura precisa realizar um leilão de Certificados de Potencial Adicional de Construção (Cepacs), previsto para o primeiro semestre deste ano, sob responsabilidade da SP Urbanismo.
Em entrevista ao Valor Econômico, Adriano Sartori, presidente da consultoria imobiliária CBRE no Brasil, disse que a operação urbana foi criada em 1995 com um estudo de impacto ambiental que previa a construção de 1,5 milhão de metros quadrados na região. No entanto, apenas 1,25 milhão de metros quadrados foram viabilizados até agora. “A Faria Lima está travada, esperando passar o projeto de lei”, disse Sartori ao jornal, antes da regulamentação ser publicada.
Para o executivo, a medida é positiva, pois a área já conta com infraestrutura de transporte financiada por Cepacs anteriores, mas ainda possui espaços subaproveitados. “Ela [Faria Lima] não está cheia, você não vê isso em Nova York ou Paris”, disse. Segundo o executivo, a CBRE identificou projetos prontos para ocupar, no mínimo, metade da nova área disponível.
Mesmo com o interesse do mercado, os preços dos Cepacs e o alto custo do capital podem representar desafios. “O último leilão saiu uma fortuna, então o que adianta ter metro quadrado se a conta não fecha?”, questionou Sartori. Em 2021, os Cepacs foram arrematados por R$ 17,6 mil cada, valor que pode influenciar a decisão de novos investidores sobre a viabilidade econômica dos empreendimentos.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings